Hackers invadem com vídeo pornô evento virtual da indústria e Paulo Guedes
Reunião de ministro da Economia e empresários da indústria foi invadida por "zoombombing"; entenda
SBT News
Uma invasão virtual de poucos minutos, conhecida por "zoombombing" tomou conta da transmissão da palestra do ministro da Economia, Paulo Guedes, no evento virtual "Diálogos com a Indústria".
No ataque de zoombombing, os hackers invadiram o evento transmitindo vídeo pornográfico e pessoas falando em outras línguas.
Em nota enviada ao SBT News a Coalizão Indústria informou que a interferência ocorreu pelos invasores terem acessado a conversa com nomes de jornalistas credenciados. Também afirmam que os perfis foram excluídos interferências para o público.
"Os perfis foram excluídos rapidamente. Na transmissão para o público não houve interferências e ocorreu normalmente. A Coalizão Indústria informa ainda que vai apurar os fatos e pede desculpas aos repórteres presentes na transmissão pelo inconveniente", diz trecho do comunicado.
Tipo de invasão
Mas o que é esse ataque, também chamado de invasão zoom, por ser feita na plataforma utilizada para reuniões e palestras?
A invasão é geralmente feita por trols de internet e hackers, numa videoconferência, com inserção de material sensual, obsceno ou discriminatório, o que resulta, por motivos claros, no final da sessão.
O professor Fernando Redigolo da USP elaborou um guia que auxilia na segurança de transmissões nas plataformas Zoom e Google Meet. O acesso pode ser feito aqui.
Especialistas em computação recomendam o uso de senha forte para usar as plataformas e selecionar na sala de espera a entrada de participantes.
Reportagem divulgada hoje pela CBS americana cita o aumento deste tipo de ataques no Colorado em eventos virtuais sobre anti-semitismo. O número de casos quase triplicou desde 2018 no estado norte-americano.