Presidente da Colômbia contesta soberania do Peru sobre ilha na fronteira amazônica
O governo colombiano sustenta que o destino da ilha e de outras formações surgidas após 1929 na região deve ser debatido por uma comissão binacional

SBT News
com informações da Reuters
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, criticou o Peru por conta da disputa territorial envolvendo a Ilha de Santa Rosa, no Rio Amazonas. Durante um evento comemorativo, na quinta-feira (7), Petro afirmou que não reconhece a soberania peruana sobre o território.
+ Putin liga para Lula e discute Guerra da Ucrânia e laços no Brics
A Ilha de Santa Rosa é uma formação fluvial que delimita parte da fronteira entre os países e abriga cerca de 3 mil moradores. A tensão aumentou em junho, quando o Peru criou o distrito de Santa Rosa de Loreto na área. Para Petro, a medida representa uma tentativa de tomar território colombiano e viola o Acordo do Rio de Janeiro, firmado em 1934 para encerrar a guerra de fronteira e definir a soberania amazônica.
+ Jovem de 17 anos abre fogo e deixa três pessoas feridas em Nova York, nos EUA; veja vídeo
O governo colombiano sustenta que o destino da ilha e de outras formações surgidas após 1929 na região deve ser debatido por uma comissão binacional. Bogotá confirmou ter recebido convite de Lima para participar de uma reunião do grupo, marcada para setembro, na capital peruana. + Economist minimiza impacto das tarifas de Trump ao Brasil: 'Mais latido do que mordida'
Já o governo do Peru mantém a posição de que a Ilha de Santa Rosa faz parte da Ilha Chineria, reconhecida como território peruano em 1929. Segundo o Ministério das Relações Exteriores peruano, a área está localizada a oeste da fronteira internacional e sob jurisdição nacional.