Publicidade
Brasil

Acidente da Voepass: famílias cobram respostas 1 ano após tragédia

Cerimônia marcou homenagem às 62 vítimas e trouxe novas denúncias sobre falhas na aeronave

Imagem da noticia Acidente da Voepass: famílias cobram respostas 1 ano após tragédia
Avião VoePass, em Vinhedo | Reprodução/SBT
Publicidade

O pior desastre da aviação brasileira em quase duas décadas, que deixou 62 mortos, completa 1 ano neste sábado (9). O voo 2283 da Voepass deixou Cascavel, no Paraná, mas nunca chegou ao destino, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Enquanto aguardam por respostas, familiares prestaram homenagens para marcar a data.

+ Colisão entre carreta e ônibus de turismo deixa 11 mortos em Mato Grosso

"Eu era uma mãe, de uma menina linda em pleno desenvolvimento, de 3 anos e 10 meses. Que usava fraldas, que mamava na madrugada. O mamar da madrugada... E, de repente, eu levanto e não tenho mais", conta Adriana Ibba, mãe de Liz Ibba, vítima do acidente.

Muitas imagens e relatos emocionantes tentavam traduzir a falta que as 62 vítimas fazem um ano depois do acidente.

"Você conviver com a ausência é muito difícil, então a gente tem que fazer de conta que ela vai chegar, que ela ta viajando, e pra mim passou tao rápido esse um ano, e, ao mesmo tempo, uma espera tão longa que ela volte", conta Elizabeth Redivo, mãe de Ana Redivo, uma das 62 vítimas da tragédia.

A cerimônia em Vinhedo, no interior paulista, terminou com o plantio de um Ipê-branco perto do local onde o avião caiu.

Um ano depois, o acidente ainda é alvo de muita especulação. Novos elementos apontam para problemas de manutenção da aeronave e para a responsabilidade de todos que permitiram que aquele avião estivesse no ar.

Acidente da Voepass

O avião decolou pouco antes das 12h de 9 de agosto de 2024, de Cascavel (PR) com destino a São Paulo. A bordo, 58 passageiros e 4 tripulantes.

Segundo o relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) durante o voo, a aeronave atravessou áreas de instabilidade com formação de gelo.

Ao longo de todo o percurso houve vários alertas e o sistema de degelo foi ligado várias vezes — o documento do Cenipa não especifica se por decisão humana ou falha mecânica.

Por volta de 13h20 o avião fez uma curva para iniciar a descida. Neste momento, perdeu a sustentação e despencou do céu, como mostram as imagens que rodaram o mundo. A queda aconteceu em um condomínio de casas de Vinhedo, no interior paulista. Ninguém foi atingido em solo, mas, dentro do avião, nenhum sobrevivente.

O piloto Luiz Almeida conta que voou muito tempo com a comissária Débora Soper e com o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva, que estava na aeronave. Ele lembra que deveria estar no avião naquele dia e foi retirado da escala depois de fazer mais de 40 reclamações sem resposta.

"As portas traseiras não abriam e não fechavam direito. [...] E temos também problemas de abastecimento desse avião que o sistema automático estava com problema. Temos também o problema de D-Ice, o anti-Ice, que estava praticamente crítico neste setor", explica o piloto.

Denúncias semelhantes foram feitas por outro piloto, que trabalhou na Voepass até 2023, e prefere não se identificar:

"A empresa sempre teve essa cultura, essa filosofia de, a gente usa na nossa linguagem da aviação de 'empurrar com a barriga', de tirar a pane do papel, na caneta. Você podia reportar, no dia seguinte, o avião com a mesma pane estava liberado pro voo".

Após o acidente, a Anac iniciou a chamada operação assistida na Voepass e constatou uma série de falhas. Contudo, somente em março deste ano, 7 meses após a queda, as operações da empresa aérea foram suspensas.

Em junho, quase um ano depois da tragédia, a Anac cassou o certificado alegando falta de segurança e a companhia foi proibida de voar. Sete aeronaves da empresa estão paradas, sob vigilância, no Aeroporto de Ribeirão Preto à espera de um destino.

Um ano após a tragédia, o relatório final do Cenipa ainda não tem data para a conclusão. Enquanto isso, familiares ainda aguardam respostas.

Publicidade

Assuntos relacionados

VoePass
Queda de avião
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade