Instagram coloca aviso de "informação falsa" em vídeo de Bolsonaro
Publicação divulgada pelo presidente foi considerada fake news por Instagram e Facebook
Uma publicação feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última 2ª feira (26.abr) foi considerada falsa pelas redes sociais Facebook e Instagram. As duas plataformas colocaram um aviso em destaque indicando que um vídeo compartilhado nos perfis oficiais do presidente contém informações inverídicas.
"A mesma informação foi analisada por verificadores de fatos independentes em outra publicação", diz o aviso das redes sociais.
Trata-se de um vídeo de 2019 que questiona a tradução do título de duas reportagens do jornal El País. O vídeo afirma que a versão original, em espanhol, da matéria seria positiva e, ao passar para português, mudou de sentido.
"Bolsonaro anima os executivos de Davos a investir no Brasil. Alicia González. Ou seja, uma manchete positiva sobre a participação dele. E aí eu fui ver a mesma publicação na parte brasileira do jornal: - O breve discurso de Bolsonaro decepciona em Davos. Ou seja, o contrário do que está publicado na Espanha, a mesma repórter", diz o narrador do vídeo.
Uma agência que checa informações, no entanto, confirmou que não houve alteração no conteúdo, e sim falta de compreensão da língua estrangeira. O erro de tradução estaria no vídeo, e não nos títulos das matérias.
Isso porque a palavra "animar" tem um sentido diferente em espanhol do que a que utilizamos em português. No texto original, ela significaria "incitar alguém a tomar uma ação". Enquanto no Brasil se aproxima a "estimular".
A agência de checagem Lupa, que analisou o conteúdo, também destacou uma resposta da autora do texto ao vídeo. Direcionada ao deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), a repórter disse, em 23 de abril, que o filho do presidente fez "uma má tradução do espanhol".
Señr @BolsonaroSP you are doing a bad translation of the Spanish, a false friend. "Anima" means asks not convincing investors. Regards https://t.co/AuUMs0FTs4
? Alicia González (@agvicente) January 23, 2019