Publicidade
Governo

Presidente do TCU formaliza pedido de aposentadoria

José Mucio Monteiro ficará no cargo até 31 de dezembro e deixará vaga aberta que pode ser ocupada por Jorge Oliveira, indicação de Bolsonaro

Imagem da noticia Presidente do TCU formaliza pedido de aposentadoria
Ministro José Mucio Monteiro durante sessão do TCU
• Atualizado em
Publicidade
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Mucio Monteiro, formalizou nesta terça-feira (06.out) seu pedido de aposentadoria. O atual presidente do TCU vai deixar o cargo no dia 31 de dezembro. 

O encaminhamento do pedido de aposentadoria de Mucio abre caminho para que o presidente Jair Bolsonaro comece a trabalhar para emplacar um substituto. Ao que tudo indica, Bolsonaro vai escolher Jorge Oliveira, atual ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.  Antes de assumir o cargo, Oliveira deve passar primeiro por uma sabattina no Senado. A ideia é que isso aconteça na última semana de outubro. 

Mucio, que já estava convencido de que iria se aposentarr desde o começo do ano, estava no comando do TCU desde novembro de 2018, nove anos depois de ter tomado posse como ministro. Ele chegou à Corte no dia 20 de outubro de 2009, ao assumir a vaga deixada por Marcos Vilaça. 

Natural de Recife, Mucio foi eleito deputado federal por 5 mandatos. Em seguida, foi titular de várias comissões permanentes, como a de Economia, Indústria e Comércio e a de Relações Exteriores e Defesa Nacional. O então parlamentar também foi líder do governo no Congresso em 2007. 

No segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Mucio foi escolhido para ser ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, entre 2007 e 2009. 

 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade