Pedro Matos faz bateria histórica, derrota adversário na última onda e é consagrado campeão mundial de Kitesurf no Ceará
Brasileiros dominam competição que teve como vencedores da etapa os cearenses Artur Morais, o Bodinho, e Kesiane Rodrigues

SBT News
A decisão do GKA Kite World Cup Brasil 2025 começou cedo na paradisíaca praia da Taíba, na cidade de São Gonçalo do Amarante. O dia de sol lindo contrastava com um mar não tão perfeito assim para a prática do kitesurf. Mesmo com as condições mais lentas, os ventos sopraram com força e garantiram um verdadeiro espetáculo sobre as águas, em mais um dia histórico para um dos esportes mais plásticos e sincronizados com a natureza.
A disputa do título mundial teve início ainda nas quartas de final, com a virada espetacular de Pedro Matos, que mudou o rumo da competição e incendiou a torcida nas areias cearenses – com uma bateria de tirar o fôlego, decidida nos segundos finais, em um dos momentos mais emocionantes do campeonato. O búlgaro Nicola Abadjiev manteve a liderança até os últimos três minutos da prova, mas, na última onda, que demorou a ser computada no sistema e analisada pelos juízes, Pedro Matos virou o jogo com uma manobra perfeita, garantindo a classificação e se mantendo na luta pelo título mundial.
“O mar estava muito difícil, Deus mandou essa onda, só Ele mesmo, porque o mar estava pequeno. Agora é isso, em busca de ser campeão mundial”, disse Pedro Matos, emocionado após a virada que levou os torcedores brasileiros ao delírio nas areias da Taíba.
Pouco tempo depois, na disputa que garantiria vaga na final, com o também brasileiro Gabriel Benetton, o carioca Pedro Matos mostrou que o título do Mundial deste ano era dele.
“É uma honra disputar com o Gabriel, que é um grande atleta. Agradeço demais à minha família e a todos que me ajudaram e torceram por mim. Vamos, Brasil, esse título é nosso!”
Mas, na etapa da Taíba, foi Artur Morais, o Bodinho, natural da região, que levou o público local ao delírio ao garantir o primeiro lugar, com a nota 16,87. Na sequência, Pedro Matos (14,50) e o britânico James Carew (16,56). Gabriel Benetton, atual campeão do mundo, também mostrou por que é um dos nomes mais fortes do kitesurfe mundial, ao garantir a quarta posição na etapa. O resultado do Mundial no Brasil reforça o domínio do país no circuito internacional.
Pódio feminino com duas brasileiras e festa verde-amarela na Taíba
Mais cedo, as brasileiras também deram um show no mar. Uma competição marcada por equilíbrio, emoção e garra das atletas. E a cearense Kesiane Rodrigues mostrou toda a experiência e sintonia com as condições locais para conquistar a vitória na etapa brasileira, superando a francesa Capucine Delannoy, que ficou com o segundo lugar, e a também brasileira Serena Luz, que completou o pódio. A francesa Charlotte Carpentier teve boa atuação e ficou com a quarta posição, fechando o top 4 da categoria.
A francesa Capucine, que já chegou ao Ceará como campeã mundial de forma antecipada, mostrou no mar que também estava disposta a vencer a etapa brasileira. Mas o brilho do dia foi mesmo de Kesiane Rodrigues, que não deixou escapar a chance de vencer em casa e emocionou o público com sua performance.
“Estou muito feliz de estar aqui na Taíba representando o Brasil e o nosso Ceará. É demais competir aqui com a melhor do mundo e vencer na minha casa. O mar estava difícil, com poucas ondas, mas consegui encaixar algumas manobras e aproveitar ao máximo. Competição é assim, e a ideia era ganhar. Estou na minha terra e não queria perder. Estou muito feliz com esse título”.
Depois de quatro dias de muito esporte, vento e da hospitalidade do povo de São Gonçalo do Amarante, as pipas coloridas de kitesurf transformaram o céu da Taíba em um espetáculo à parte, encerrando o evento em clima de festa verde-amarela.
“É uma grande honra receber aqui, na nossa Praia da Taíba, atletas de mais de dez países competindo no GKA, a Copa do Mundo de Kitesurf. Tivemos a alegria de ver o nosso atleta Artur Morais, o Bodinho, conquistar o título da etapa brasileira deste Mundial, uma vitória que enche de orgulho todo o povo de São Gonçalo do Amarante. E, no próximo fim de semana, de 12 a 15 de novembro, será a vez de recebermos a modalidade Freestyle, na Lagoa do Kite. Vem pra Taíba!”, disse o professor Marcelão, prefeito de São Gonçalo do Amarante.








