"Voto é o gesto maior da vida democrática", afirma ministra Cármen Lúcia
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou pronunciamento em rede nacional antes do segundo turno das eleições
P
Paulo Sabbadin
26/10/2024, 23:39 • Atualizado em 26/10/2024, 23:39
compartilhar
A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizou um pronunciamento em rede nacional, na noite deste sábado (26), convidando os eleitores a comparecer às urnas nosegundo turno das eleições municipais.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
"O voto é o gesto maior da vida democrática e um poderoso instrumento de transformação social. Sua participação é fundamental pelos que sonharam com a democracia antes de nós e lutaram para que tivéssemos esse direito, e para os que virão depois de nós, persistindo no mesmo empenho por um Brasil mais justo", disse a ministra.
Um dos desafios esperados neste segundo turno é a abstenção. No primeiro turno, 22% dos eleitores brasileiros não compareceram às urnas. No total, são quase 34 milhões (33.996.477) de pessoas aptas a votar.
Peço licença para, mais uma vez, ter um pouco de sua atenção. Amanhã, entre as 8 horas da manhã e as 5 horas da tarde, horário de Brasília, mais de 30 milhões de eleitoras e eleitores, em 51 cidades brasileiras, voltarão às urnas para definir a escolha do respectivo prefeito e vice-prefeito.
Agradecendo aos mais de 130 milhões que compareceram às urnas no 1º turno destas eleições, em nome da Justiça da Democracia, convido cada pessoa nos municípios que terão 2º turno, a comparecer e exercer o direito de escolher o governo de sua cidade.
O voto é o gesto maior da vida democrática e um poderoso instrumento de transformação social.
Sua participação é fundamental pelos que sonharam com a democracia antes de nós e lutaram para que tivéssemos esse direito, e para os que virão depois de nós, persistindo no mesmo empenho por um Brasil mais justo.
Agradeço às juízas e aos juízes eleitorais e aos quase 2 milhões de mesárias e mesários que trabalharam no 1º turno e continuam a se entregar a este ato de civismo comprometido.
Também a todas as servidoras e aos servidores da Justiça Eleitoral, modelos de responsabilidade e dedicação, abraço, de forma especial, pelo seu dia na próxima segunda-feira, 28 de outubro.
E às forças de segurança pública que ajudam a que todos possam votar em paz, meu muito obrigada.
As urnas eletrônicas, seguras e auditáveis, estão preparadas para receber o voto de cada pessoa. Quem não votou no 1º turno não só pode, como deve ir às urnas neste domingo, se houver 2º turno em sua cidade.
Ao votar, você faz uma escolha pelo seu futuro e pelo futuro das pessoas que você ama. Participe! Ajude a fazer a sua cidade melhor. Seu gesto faz o Brasil.
Tenham uma excelente noite e um feliz domingo de eleições!
Muito obrigada!
"Voto é o gesto maior da vida democrática", afirma ministra Cármen LúciaPresidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou pronunciamento em rede nacional antes do segundo turno das eleiçõesEleições2024-10-26T23:39:59.663ZA ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizou um pronunciamento em rede nacional, na noite deste sábado (26), convidando os eleitores a comparecer às urnas no . "O voto é o gesto maior da vida democrática e um poderoso instrumento de transformação social. Sua participação é fundamental pelos que sonharam com a democracia antes de nós e lutaram para que tivéssemos esse direito, e para os que virão depois de nós, persistindo no mesmo empenho por um Brasil mais justo", disse a ministra. Ao todo, , sendo 15 capitais. Terão segundo turno as cidades com mais de 200 mil eleitores onde nenhum candidato conseguiu mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Um dos desafios esperados neste segundo turno é a abstenção. No primeiro turno, 22% dos eleitores brasileiros não compareceram às urnas. No total, são quase 34 milhões (33.996.477) de pessoas aptas a votar. Confira a íntegra do discurso de Cármen Lúcia Senhoras e senhores, boa noite. Peço licença para, mais uma vez, ter um pouco de sua atenção. Amanhã, entre as 8 horas da manhã e as 5 horas da tarde, horário de Brasília, mais de 30 milhões de eleitoras e eleitores, em 51 cidades brasileiras, voltarão às urnas para definir a escolha do respectivo prefeito e vice-prefeito. Agradecendo aos mais de 130 milhões que compareceram às urnas no 1º turno destas eleições, em nome da Justiça da Democracia, convido cada pessoa nos municípios que terão 2º turno, a comparecer e exercer o direito de escolher o governo de sua cidade. O voto é o gesto maior da vida democrática e um poderoso instrumento de transformação social. Sua participação é fundamental pelos que sonharam com a democracia antes de nós e lutaram para que tivéssemos esse direito, e para os que virão depois de nós, persistindo no mesmo empenho por um Brasil mais justo. Agradeço às juízas e aos juízes eleitorais e aos quase 2 milhões de mesárias e mesários que trabalharam no 1º turno e continuam a se entregar a este ato de civismo comprometido. Também a todas as servidoras e aos servidores da Justiça Eleitoral, modelos de responsabilidade e dedicação, abraço, de forma especial, pelo seu dia na próxima segunda-feira, 28 de outubro. E às forças de segurança pública que ajudam a que todos possam votar em paz, meu muito obrigada. As urnas eletrônicas, seguras e auditáveis, estão preparadas para receber o voto de cada pessoa. Quem não votou no 1º turno não só pode, como deve ir às urnas neste domingo, se houver 2º turno em sua cidade. Ao votar, você faz uma escolha pelo seu futuro e pelo futuro das pessoas que você ama. Participe! Ajude a fazer a sua cidade melhor. Seu gesto faz o Brasil. Tenham uma excelente noite e um feliz domingo de eleições! Muito obrigada!São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/eleicoes/voto-e-o-gesto-maior-da-vida-democratica-afirma-ministra-carmen-lucia
Terremoto na Venezuela foi sentido em 4 estados brasileiros
Moradores relataram prédios balançando em cidades do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima; Defesa Civil monitora a situação e, até agora, não há registro de vítimas