Tribunal Superior Eleitoral realiza verificação dos sistemas de totalização de votos em Brasília
Técnicos do TSE confirmam integridade dos softwares das urnas eletrônicas em processo de fiscalização eleitoral
Neste sábado (26/10), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu, em Brasília, uma verificação dos sistemas de totalização de votos. Técnicos da instituição demonstraram a integridade dos softwares das urnas eletrônicas para representantes de oito entidades que monitoram o processo eleitoral, incluindo a Polícia Federal, o Senado e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
+ Datafolha São Paulo: Nunes lidera com 48% das intenções de voto; Boulos tem 37%
A equipe do TSE assegurou que os programas instalados nas urnas, desde o primeiro turno, permanecem sem alterações, conforme previsto nas etapas de auditoria e fiscalização. Os sistemas revisados neste sábado são os mesmos que tiveram seus códigos-fonte liberados para verificação antes das eleições. Esses softwares são responsáveis pela comunicação, transporte e recepção dos boletins das urnas – registros dos votos em cada uma delas – e pela totalização final dos votos.
Essa fase faz parte do planejamento de auditoria da Justiça Eleitoral, com o objetivo de garantir a transparência e segurança dos processos eleitorais.