Justiça Eleitoral recebe mais de 4 mil pedidos de registros de candidaturas para as eleições de 2024
Prazo para fazer as solicitações vai até o próximo dia 15; convenções partidárias podem ser realizadas até 5 de agosto

Guilherme Resck
A Justiça Eleitoral recebeu, até o final da tarde desta quinta-feira (25), 4.144 pedidos de registros de candidaturas para as eleições municipais de 2024, segundo a plataforma de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), do Tribunal Superior Eleitoral. São 167 de prefeitos, 167 de vice-prefeitos e 3.810 de vereadores.
Os números devem aumentar muito mais ainda, pois as convenções partidárias para escolha dos nomes que vão concorrer podem ser realizadas até 5 de agosto, e o prazo para fazer os pedidos de registro de candidatura vai até o próximo dia 15.
Para que um candidato tenha seu registro na Justiça Eleitoral validado e esteja apto para concorrer, precisa ter sido definido em convenção partidária. O prazo para realização dos eventos começou no sábado (20).
Em São Paulo, o Psol e o Novo fizeram as suas, por exemplo, e lançaram as candidaturas de Guilherme Boulos e Marina Helena à prefeitura da capital, respectivamente. A ex-prefeita Marta Suplicy (PT) estará na chapa de Boulos como candidata a vice. Já o coronel da Polícia Militar Reynaldo Priell vai compor a de Marina Helena.
O DivulgaCandContas, porém, mostra que apenas os pré-candidatos do Novo fizeram os pedidos de registros de suas candidaturas na capital paulista, até o momento. Por outro lado, 45 nomes solicitaram os registros para concorrer a vereador, todos do União Brasil.
Após um pedido ser feito, a Justiça Eleitoral julga para decidir se aprova o registro ou não. Ainda não há decisão sobre os de Marina Helena e Reynaldo Priell.
A plataforma do TSE apresenta informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as contas eleitorais deles e as dos partidos políticos.









