Justiça Eleitoral recebe mais de 4 mil pedidos de registros de candidaturas para as eleições de 2024
Prazo para fazer as solicitações vai até o próximo dia 15; convenções partidárias podem ser realizadas até 5 de agosto
A Justiça Eleitoral recebeu, até o final da tarde desta quinta-feira (25), 4.144 pedidos de registros de candidaturas para as eleições municipais de 2024, segundo a plataforma de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), do Tribunal Superior Eleitoral. São 167 de prefeitos, 167 de vice-prefeitos e 3.810 de vereadores.
+ PF intima líder do MBL a depor em inquérito que apura suposta difamação contra Lula
Os números devem aumentar muito mais ainda, pois as convenções partidárias para escolha dos nomes que vão concorrer podem ser realizadas até 5 de agosto, e o prazo para fazer os pedidos de registro de candidatura vai até o próximo dia 15.
Para que um candidato tenha seu registro na Justiça Eleitoral validado e esteja apto para concorrer, precisa ter sido definido em convenção partidária. O prazo para realização dos eventos começou no sábado (20).
Em São Paulo, o Psol e o Novo fizeram as suas, por exemplo, e lançaram as candidaturas de Guilherme Boulos e Marina Helena à prefeitura da capital, respectivamente. A ex-prefeita Marta Suplicy (PT) estará na chapa de Boulos como candidata a vice. Já o coronel da Polícia Militar Reynaldo Priell vai compor a de Marina Helena.
+ Poder Expresso: tensão entre Lula e Maduro leva aliados a temer escalada de declarações
O DivulgaCandContas, porém, mostra que apenas os pré-candidatos do Novo fizeram os pedidos de registros de suas candidaturas na capital paulista, até o momento. Por outro lado, 45 nomes solicitaram os registros para concorrer a vereador, todos do União Brasil.
Após um pedido ser feito, a Justiça Eleitoral julga para decidir se aprova o registro ou não. Ainda não há decisão sobre os de Marina Helena e Reynaldo Priell.
A plataforma do TSE apresenta informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as contas eleitorais deles e as dos partidos políticos.