Eleições Municipais 2024: Paes lidera com 51% das intenções de voto no Rio, diz Quaest
Conheça os pré-candidatos na disputa pela prefeitura fluminense; Ramagem vem em segundo e Tarcísio Motta em terceiro
O atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) lidera a corrida para a prefeitura da cidade, de acordo com pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (18). Delegado Ramagem (PL) vem em segundo.
Paes tem 51% das intenções de voto e Ramagem 11%. Na sequência aparecem Tarcísio Motta (Psol) com 8%, Rodrigo Amorim (União) com 4% e Marcelo Queiroz (PP) com 2%. Indecisos somam 4%. Os que devem votar em branco, anular ou não comparecer às urnas são 20%.
Segundo turno
Na simulação feita para um eventual segundo turno, Paes soma 57% das intenções de voto, contra 27% de Ramagem. Indecisos são 2%. Brancos, nulos e não pretendem votar são 14%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-04459/2024. Foram ouvidos 1.145 eleitores entre os dias 13 e 16 de junho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais e para menos e o nível de confiança é de 95%.
Eleições
O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 acontecerá no dia 6 de outubro. Na cidade do Rio de Janeiro, a disputa pela prefeitura já mobiliza onze pré-candidatos – só podem ser chamados "candidatos" os nomes que forem confirmados por convenção partidária e registrarem a candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até o prazo de 15 de agosto.
Se for necessário, o segundo turno das Eleições municipais vai acontecer no dia 27 de outubro.
Conheça abaixo os onze pré-candidatos à prefeitura da capital fluminense
Eduardo Paes (PSD)
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, o atual prefeito da cidade, Eduardo da Costa Paes, busca a reeleição ao cargo pelo Partido Social Democrático. O político iniciou sua carreira pública nos anos 1990 como integrante da Juventude Cesar Maia.
Durante o mandato de Maia entre 1993 e 1996, Paes foi foi nomeado subprefeito da zona oeste do Rio. Nas eleições de 1996, foi eleito vereador pelo antigo Partido da Frente Liberal (PFL). Em 1998, venceu as eleições para deputado federal, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos. Em 2006, Paes disputou o cargo de governador do Rio de Janeiro, mas perdeu a eleição para Sérgio Cabral (MDB).
Três anos depois, ele foi eleito prefeito do Rio de Janeiro, governou até 2016. Paes voltou ao cargo de prefeito em 2020, após vencer a disputa contra o então prefeito Marcelo Crivella.
Alexandre Ramagem (PL)
Delegado federal desde 2005, Alexandre Ramagem Rodrigues é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Entre 2019 e 2022, o pré-candidato exerceu o cargo de diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele chegou a ser nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como diretor-geral da Polícia Federal (PF), mas sua nomeação foi suspensa por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Na ocasião, o ministro viu indício de desvio de finalidade na escolha de Ramagem para o cargo por sua proximidade com a família Bolsonaro.
Fora da PF, Ramagem disputou as eleições de 2022 pelo Partido Liberal, o mesmo do ex-presidente, e foi eleito como deputado federal do Rio de Janeiro, com quase 60 mil votos. Ele tem contado com o apoio de Bolsonaro na disputa.
Tarcísio Motta (PSOL)
O professor Tarcísio Motta de Carvalho é formado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Deputado federal do Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), foi eleito com quase 160 mil votos. Ele exerce o cargo de suplente na Comissão de Educação e na Comissão Especial sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais.
Antes do atual mandato, Tarcísio foi vereador na Câmara do Rio de Janeiro por dois mandatos, entre 2017 e 2023, quando saiu para assumir o cargo de parlamentar na capital federal. Em 2014 e 2018, o pré-candidato disputou as eleições para assumir o governo do Rio de Janeiro, mas não se elegeu.
Cabo Daciolo (Republicanos)
Natural de Florianópolis, em Santa Catarina, Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, o Cabo Daciolo, é bombeiro militar e pastor evangélico. Ele ficou conhecido no Rio de Janeiro em 2011, quando liderou a greve dos bombeiros no estado do Rio de Janeiro, durante a gestão Sérgio Cabral.
Na política, Cabo Daciolo foi eleito pela primeira vez em 2014, como deputado federal do Rio de Janeiro pelo PSOL. Um ano depois, ele foi expulso do partido e se filiou ao PTdoB, atual Avante.
Em 2018, Cabo Daciolo foi candidato à presidência do Brasil e ficou em 6º na corrida presidencial, com 1.348.229 de votos.
*Pré-candidatura não foi confirmada pelo partido.
Marcelo Queiroz (PP)
Formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), Marcelo André Cid Heraclito do Porto Queiroz é deputado federal do Rio de Janeiro. Nas eleições de 2022, ele foi eleito pelo Partido Progressista (PP) com 73.728 votos.
Rodrigo Amorim (União Brasil)
Deputado estadual do Rio de Janeiro, Rodrigo Martins Pires de Amorim anunciou nas redes sociais, na última terça-feira (4), que sua pré-candidatura à prefeitura do Rio pelo União será lançada oficialmente no dia 17 de junho.
Carol Sponza (Novo)
Advogada e mestre Políticas Públicas, Carol Sponza é pré-candidata à prefeitura do Rio de Janeiro pelo Partido Novo. O anúncio da candidatura da advogada foi feito no dia 11 maio após o vereador Pedro Duarte retirar sua pré-candidatura.
Dani Balbi (PCdoB)
Pré-candidata à prefeitura do Rio de Janeiro pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Dani Balbi é a primeira deputada estadual transexual do estado do Rio.
Cyro Garcia (PSTU)
Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cyro Garcia é pré-candidato pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Em 2022, o advogado foi disputou as eleições para o governo do Rio de Janeiro, mas teve apenas 12.627 votos.
Juliete Pantoja (UP)
O partido Unidade Popular (UP) anunciou a educadora Juliete Pantoja como pré-candidata à prefeitura do Rio de Janeiro no dia 8 de março — Dia Nacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras. Esta é a quarta vez que a coordenadora do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas disputa uma eleição. Em 2022, foi a candidata da UP ao governo do Estado.
Henrique Simonard (PCO)
Henrique Vital Brazil Simonard foi confirmado como pré-candidato a prefeitura do Rio de Janeiro pelo Partido da Causa Operária (PCO). Esta é a segunda vez que o militante disputa o cargo. Nas eleições de 2022, ele foi candidato a deputado federal. Já em 2018, ele tentou se eleger deputado estadual. Simonard não foi eleito nenhuma vez.