Eleições 2024: Bolsonaro supera influência de Lula em 9 capitais, aponta Quaest
Nas 21 cidades pesquisadas, metade dos eleitores dizem que votariam em um desconhecido indicado pelo petista ou pelo ex-presidente
Iasmin Costa
Pesquisas Quaest realizadas após o início da campanha eleitoral, em agosto, mostram que ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) exerce mais influência nas disputas municipais se comparado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
+ Seis ministros de Lula tiram férias em meio à campanha eleitoral
Os levantamentos foram feitos em 21 capitais. Em nove delas, Bolsonaro tem mais influência: Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Manaus (AM), Maceió (AL), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Rio de Janeiro (RJ). Em 2022, Bolsonaro teve mais votos que Lula no segundo turno nessas nove cidades.
Já Lula tem mais condições de influenciar os eleitores em três capitais: Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Nas três, Lula ganhou no pleito de 2022.
+ Confira como foi o dia dos candidatos à Prefeitura de São Paulo
Em outras nove, há empate técnico entre os dois: Belém (PA), Macapá (AP), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Vitória (ES), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).
"A força das lideranças nacionais capturada pelas pesquisas segue o mesmo padrão que observamos nas eleições de 2022. Bolsonaro venceu Lula em muitas capitais, embora o atual presidente tenha tido vitória significativa em São Paulo capital, um dos resultados mais importantes para a sua vitória. Mas no interior dos estados, principalmente do Nordeste, a situação é melhor pra Lula", diz Felipe Nunes, diretor da Quaest.
+ Apenas 15% das candidaturas às prefeituras no Brasil são femininas, diz CNM
Para medir a influência de Lula e Bolsonaro nas eleições municipais, a Quaest perguntou aos eleitores se votariam ou não em um nome, mesmo desconhecido, que fosse apoiado pelo atual presidente ou pelo ex-presidente.
Dentro das 21 capitais pesquisadas, o percentual é mais alto em Boa Vista, onde 42% dos entrevistados disseram que votariam em qualquer nome indicado por Bolsonaro. O maior percentual de infuencia de Lula está Recife, com 35%.
A pesquisa não apresenta dados em cinco cidades: Natal (RN), Goiânia (GO), Palmas (TO), Teresina (PI) e São Luís (MA).