Candidatos gastaram R$ 170 milhões em impulsionamento nas redes sociais
Guilherme Boulos (Psol) e Ricardo Nunes (MDB), que disputam segundo turno em SP, aparecem no topo da lista dos que mais gastaram
Gabriel Sponton
Candidatos que disputaram cargos a vereador e prefeito, nas eleições de 2024, gastaram R$ 170 milhões em impulsionamento de conteúdo nas redes sociais, aponta um levantamento realizado pela Nexus. O valor é 57% maior em relação às eleições de 2020.
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Entre os mais de 463 mil candidatos, apenas 23.072 (5%) declararam esse tipo de gasto. Entre os 20 que mais gastaram com redes sociais, sete perderam as eleições, quatro foram eleitos e nove avançaram para o segundo turno. Os três candidatos mais votados à Prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSol) e Pablo Marçal (PRTB), aparecem no topo da lista. Confira:
O levantamento Nexus ainda mostra quanto cada voto acabou "custando" para os candidatos.
Em São Paulo, Boulos gastou R$ 3,42 por voto nas urnas e Nunes R$ 2,49. Entre os derrotados, Marina Helena (Novo) foi a que teve o maior gasto médio, de R$ 4,67, seguida por Datena (PSDB), com R$ 4,45 por voto.
Já no Rio de Janeiro, o prefeito reeleito em 1º turno, Eduardo Paes (PSD), gastou em média R$ 0,55 por voto. O segundo colocado nas eleições, Alexandre Ramagem (PL), gastou em média R$ 0,43 por voto recebido. O maior gasto médio foi de Marcelo Queiroz (PP), com R$ 5,24.
Em Fortaleza, o maior valor por voto foi registrado por José Sarto (PDT), com R$ 29,99 por voto. Os candidatos que avançaram para o 2º turno, Evandro Leitão (PT) e André Nunes (PL), gastaram, respectivamente, R$ 7,43 e R$ 1,15 para cada voto.
O levantamento aponta também que, entre os partidos, o PL foi a legenda que mais gastou com impulsionamento de conteúdos nas redes sociais: R$ 23,9 milhões. O partido foi seguido pelo PT, União Brasil, MDB e PSD. Confira: