Eleições

Candidatos gastaram R$ 170 milhões em impulsionamento nas redes sociais

Guilherme Boulos (Psol) e Ricardo Nunes (MDB), que disputam segundo turno em SP, aparecem no topo da lista dos que mais gastaram

G
Gabriel Sponton
15/10/2024, 23:46 • Atualizado em 15/10/2024, 23:46
compartilhar
Guilherme Boulos (esq) e Ricardo Nunes (dir) no debate da Band, o primeiro do segundo turno das eleições para prefeito de São Paulo. Foto: Reprodução

Guilherme Boulos (esq) e Ricardo Nunes (dir) no debate da Band, o primeiro do segundo turno das eleições para prefeito de São Paulo. Foto: Reprodução

Candidatos que disputaram cargos a vereador e prefeito, nas eleições de 2024, gastaram R$ 170 milhões em impulsionamento de conteúdo nas redes sociais, aponta um levantamento realizado pela Nexus. O valor é 57% maior em relação às eleições de 2020.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Entre os mais de 463 mil candidatos, apenas 23.072 (5%) declararam esse tipo de gasto. Entre os 20 que mais gastaram com redes sociais, sete perderam as eleições, quatro foram eleitos e nove avançaram para o segundo turno. Os três candidatos mais votados à Prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSol) e Pablo Marçal (PRTB), aparecem no topo da lista. Confira:

Lista de candidatos que mais gastaram com impulsionamento em redes sociais | Nexus
Lista de candidatos que mais gastaram com impulsionamento em redes sociais | Nexus

O levantamento Nexus ainda mostra quanto cada voto acabou "custando" para os candidatos.

Em São Paulo, Boulos gastou R$ 3,42 por voto nas urnas e Nunes R$ 2,49. Entre os derrotados, Marina Helena (Novo) foi a que teve o maior gasto médio, de R$ 4,67, seguida por Datena (PSDB), com R$ 4,45 por voto.

Já no Rio de Janeiro, o prefeito reeleito em 1º turno, Eduardo Paes (PSD), gastou em média R$ 0,55 por voto. O segundo colocado nas eleições, Alexandre Ramagem (PL), gastou em média R$ 0,43 por voto recebido. O maior gasto médio foi de Marcelo Queiroz (PP), com R$ 5,24.

Em Fortaleza, o maior valor por voto foi registrado por José Sarto (PDT), com R$ 29,99 por voto. Os candidatos que avançaram para o 2º turno, Evandro Leitão (PT) e André Nunes (PL), gastaram, respectivamente, R$ 7,43 e R$ 1,15 para cada voto.

O levantamento aponta também que, entre os partidos, o PL foi a legenda que mais gastou com impulsionamento de conteúdos nas redes sociais: R$ 23,9 milhões. O partido foi seguido pelo PT, União Brasil, MDB e PSD. Confira:

Partidos que mais gastaram com impulsionamento | Reprodução/Redes sociais
Partidos que mais gastaram com impulsionamento | Reprodução/Redes sociais

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Imagem da notícia: Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Imagem da notícia: Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Imagem da notícia: Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Imagem da notícia: Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Imagem da notícia: Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Imagem da notícia: Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Imagem da notícia: Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Últimas notícias

Lula sugere que Trump não se comporta de "forma civilizada"

Presidente reage a críticas dos EUA sobre desmatamento durante divulgação de dados do Inpe; "A gente não quer briga, a gente quer respeito", disse

Ex-auditor acusado de fraudes no ICMS em SP é preso de novo

Artur Gomes da Silva Neto havia sido liberado da prisão na quarta-feira (3) após mais de nove meses na cadeia

Dados de desmatamento serão mostrados aos EUA, diz ministro

Titular do Ministério do Meio Ambiente afirma que governo Lula "poderia ter usado o mecanismo de reação, mas tem pregado o diálogo"

Abertura da Copa tem show de estrela de novelas do SBT

Belinda, cantora e atriz de "Cúmplices de um Resgate" e "Amigos para Sempre", se apresenta na cerimônia de abertura do torneio; relembre carreira

Copa: 4 pessoas que pintavam rua são atropeladas em Belém

Motorista teria avançado por trecho interditado e ignorado orientações de desvio; influenciador Daniel “Pam Pam” e tio estão entre os atingidos

Quaest: 56% não acreditam no hexa da Seleção na Copa

Índice de pessimistas caiu 12 pontos em relação à pesquisa feita em abril; o percentual de quem acredita na sexta estrela subiu de 25% para 35%