Candidatos gastaram R$ 170 milhões em impulsionamento nas redes sociais
Guilherme Boulos (Psol) e Ricardo Nunes (MDB), que disputam segundo turno em SP, aparecem no topo da lista dos que mais gastaram
G
Gabriel Sponton
15/10/2024, 23:46 • Atualizado em 15/10/2024, 23:46
compartilhar
Guilherme Boulos (esq) e Ricardo Nunes (dir) no debate da Band, o primeiro do segundo turno das eleições para prefeito de São Paulo. Foto: Reprodução
Candidatos que disputaram cargos a vereador e prefeito, nas eleições de 2024, gastaram R$ 170 milhões em impulsionamento de conteúdo nas redes sociais, aponta um levantamento realizado pela Nexus. O valor é 57% maior em relação às eleições de 2020.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Entre os mais de 463 mil candidatos, apenas 23.072 (5%) declararam esse tipo de gasto. Entre os 20 que mais gastaram com redes sociais, sete perderam as eleições, quatro foram eleitos e nove avançaram para o segundo turno. Os três candidatos mais votados à Prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSol) e Pablo Marçal (PRTB), aparecem no topo da lista. Confira:
Lista de candidatos que mais gastaram com impulsionamento em redes sociais | Nexus
O levantamento Nexus ainda mostra quanto cada voto acabou "custando" para os candidatos.
Em São Paulo, Boulos gastou R$ 3,42 por voto nas urnas e Nunes R$ 2,49. Entre os derrotados, Marina Helena (Novo) foi a que teve o maior gasto médio, de R$ 4,67, seguida por Datena (PSDB), com R$ 4,45 por voto.
Já no Rio de Janeiro, o prefeito reeleito em 1º turno, Eduardo Paes (PSD), gastou em média R$ 0,55 por voto. O segundo colocado nas eleições, Alexandre Ramagem (PL), gastou em média R$ 0,43 por voto recebido. O maior gasto médio foi de Marcelo Queiroz (PP), com R$ 5,24.
Em Fortaleza, o maior valor por voto foi registrado por José Sarto (PDT), com R$ 29,99 por voto. Os candidatos que avançaram para o 2º turno, Evandro Leitão (PT) e André Nunes (PL), gastaram, respectivamente, R$ 7,43 e R$ 1,15 para cada voto.
O levantamento aponta também que, entre os partidos, o PL foi a legenda que mais gastou com impulsionamento de conteúdos nas redes sociais: R$ 23,9 milhões. O partido foi seguido pelo PT, União Brasil, MDB e PSD. Confira:
Partidos que mais gastaram com impulsionamento | Reprodução/Redes sociais
Candidatos gastaram R$ 170 milhões em impulsionamento nas redes sociaisGuilherme Boulos (Psol) e Ricardo Nunes (MDB), que disputam segundo turno em SP, aparecem no topo da lista dos que mais gastaramEleições2024-10-15T23:46:07.753ZCandidatos que disputaram cargos a vereador e prefeito, nas eleições de 2024, gastaram R$ 170 milhões em impulsionamento de conteúdo nas redes sociais, aponta um levantamento realizado pela Nexus. O valor é 57% maior em relação às eleições de 2020. Entre os mais de 463 mil candidatos, apenas 23.072 (5%) declararam esse tipo de gasto. Entre os 20 que mais gastaram com redes sociais, sete perderam as eleições, quatro foram eleitos e nove avançaram para o segundo turno. Os três candidatos mais votados à Prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSol) e Pablo Marçal (PRTB), aparecem no topo da lista. Confira: O levantamento Nexus ainda mostra quanto cada voto acabou "custando" para os candidatos. Em São Paulo, Boulos gastou R$ 3,42 por voto nas urnas e Nunes R$ 2,49. Entre os derrotados, Marina Helena (Novo) foi a que teve o maior gasto médio, de R$ 4,67, seguida por Datena (PSDB), com R$ 4,45 por voto. Já no Rio de Janeiro, o prefeito reeleito em 1º turno, Eduardo Paes (PSD), gastou em média R$ 0,55 por voto. O segundo colocado nas eleições, Alexandre Ramagem (PL), gastou em média R$ 0,43 por voto recebido. O maior gasto médio foi de Marcelo Queiroz (PP), com R$ 5,24. Em Fortaleza, o maior valor por voto foi registrado por José Sarto (PDT), com R$ 29,99 por voto. Os candidatos que avançaram para o 2º turno, Evandro Leitão (PT) e André Nunes (PL), gastaram, respectivamente, R$ 7,43 e R$ 1,15 para cada voto. O levantamento aponta também que, entre os partidos, o PL foi a legenda que mais gastou com impulsionamento de conteúdos nas redes sociais: R$ 23,9 milhões. O partido foi seguido pelo PT, União Brasil, MDB e PSD. Confira: São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/eleicoes/candidatos-a-prefeitura-de-sp-gastaram-r-170-milhoes-em-impulsionamento-nas-redes-sociais