Eleições Municipais 2024: Boulos aparece à frente de Nunes em disputa pela Prefeitura de SP, diz pesquisa
Deputado federal contabiliza 32,7% das intenções de voto, contra 24,9% do atual prefeito Ricardo Nunes
Guilherme Boulos (PSOL) aparece em vantagem na disputa pela prefeitura de São Paulo. É o que aponta a pesquisa Atlas, divulgada nesta quinta-feira (8), que contabilizou 32,7% das intenções de voto ao deputado federal. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) vem em segundo lugar, com 24,9%, seguido pelo empresário Pablo Marçal (PRTB), 11,4%.
+ Por que as pesquisas eleitorais têm metodologias diferentes? Entenda
A deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece na sequência, na quarta colocação, com 11,2% das intenções de voto. Posteriormente, estão o apresentador Datena (PSDB), com 9,4%, a economista Maria Helena (Novo), 3,5%, e Ricardo Senese (UP), 0,7%. Altino Prazeres JR. (PSTU) e João Pimenta (PCO) não pontuaram.
Segundo Turno
Em um eventual segundo turno entre os dois mais votados na disputa, Boulos aparece em 42,4% dos votos, ante 42% de Nunes. O deputado federal também aparece à frente de Pablo Marçal (44,1% dos votos contra 35,2%) e de Tabata (37,7% ante 27,4%). Nunes, por sua vez, venceria apenas contra Datena, por 38,7% contra 28,9% dos votos.
Apesar de uma suposta derrota no segundo turno, Nunes aparece como preferido entre os eleitores em relação à capacidade para lidar com os problemas de São Paulo. Segundo os dados, o atual prefeito lideraria com mais êxito questões de turismo, educação, saúde, transporte público, obras públicas e segurança em comparação à Boulos.
+ Nunes aposta em menor rejeição para ser reeleito em São Paulo; veja destaques da sabatina
A pesquisa foi realizada entre os dias 02 e 07 de agosto, por meio de entrevistas pessoais com 2.037 eleitores. A amostra, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número de SP-05924/2024, tem confiança de 95% e uma margem estimada de erro de aproximadamente 2 pontos percentuais para os resultados gerais.
Avaliação da gestão
A pesquisa também aponta que a gestão do prefeito Ricardo Nunes é reprovada por 60% dos moradores e aprovada por apenas 31%. No geral, 50% dos paulistanos consideram ruim/péssimo o trabalho desenvolvido por Nunes. Outros 30% avaliam como regular e 19% consideram ótimo/bom.
Entre as áreas de atuação avaliadas, a mais criticada foi segurança pública, com 46% do público considerando o trabalho péssimo e 19%, ruim. A área da saúde aparece logo depois (39% péssimo e 18% ruim), seguida dos segmentos de pavimentação das ruas (36% e 21%), transporte público (35% e 19%) e educação (34% e 21%).
As avaliações negativas refletem as principais preocupações da população. Segundo os dados, a criminalidade é considerada o maior problema de São Paulo (60%), seguido de saúde (51%) e educação (35%). Outro ponto citado foi a degradação do Centro (24%), onde muitos moradores abandonaram os imóveis devido ao aumento de roubos e furtos.