Bolsonaro aparece em evento de Ricardo Nunes e afirma apoio: "Torço por você"
Ex-presidente esteva em vídeo divulgado pela campanha do prefeito em busca da reeleição

SBT News
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) apareceu em evento do candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB), prefeito da capital paulista, para reafirmar apoio. “Torço por você, tenho certeza que terá segundo turno”, afirmou o ex-líder da República em vídeo divulgado nas redes do mandatário de São Paulo.
+ Poder Expresso: confira análise da pesquisa Datafolha para a prefeitura de São Paulo
Havia uma série de ruídos no apoio de Bolsonaro a Nunes na corrida pela reeleição da maior cidade do país. O ex-presidente chegou a afirmar no início do mês ser “muito cedo” para se envolver na campanha. Apenas uma semana depois, após o 7 de Setembro (feriado de Independência do Brasil), a estratégia parece ter mudado.
“Seremos vitoriosos”, previu Bolsonaro. “Ele está credenciado a continuar à frente da prefeitura e tenho certeza que será vitorioso. Com toda esta certeza, partimos para a vitória [...] um abraço e muito obrigado por esta oportunidade”, finalizou sendo aplaudido pelo também ex-presidente Michel Temer, partidário de Nunes que também esteve presente no evento com empresários.
+ Candidatos à Prefeitura de São Paulo comentam pesquisa eleitoral do Datafolha
Como é possível ver nas imagens divulgadas, o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que cobrou publicamente a aproximação, também esteve presente.
A direita se dividiu entre Nunes e Pablo Marçal (PRTB) desde o início da campanha. Mas, principalmente depois do ato do dia da Independência, após rusgas entre o bolsonarismo e a tendência de protagonismo do que já se especula ser um "marçalismo", Bolsonaro decidiu agir. O vídeo é uma afirmação de lado, que pode beneficiar o atual prefeito e o governador Freitas.
Reviravolta?
As tensões se intensificaram durante as pesquisas de agosto, com Marçal despontando e chegando a empatar com os, até então, possíveis líderes ao segundo turno: o prefeito emedebista e o deputado federal Guilherme Boulos (Psol). Foi nesse cenário que a campanha do goiano começou a disputar espaço entre os bolsonaristas e também cobrar apoio público do clã do ex-presidente.
O feriado parece ter sido decisivo por uma imagem: enquanto Marçal foi “impedido”, segundo o próprio, a subir no trio montado pela organização do evento na Paulista, Nunes, mesmo que discretamente, esteve ao lado de Bolsonaro. Logo após, Marçal disse que a ação era “mais uma manobra frustrada dos desesperados” de silenciá-lo.
Já o ex-presidente afirmou em nota que o candidato do PRTB tentou fazer “palanque às custas do trabalho e risco dos outros”.
+ Nunes e Boulos estão empatados e Marçal fica atrás, mostra Paraná Pesquisas
Fato é, que o apoio de Jair Bolsonaro vem em oportuno momento para Nunes. As pesquisas de intenção de voto mais recentes divulgadas pelos institutos Quaest e Datafolha apontam uma recuperação do candidato.
- Na primeira, Nunes, que vinha em consecutivas quedas (24% em junho, 21% em julho e 19% em agosto), oscilou para cima, e registrou 24%, mantendo-se em empate técnico sob a margem de erro com Boulos e Marçal;
- Mesmo fenômeno observado no Datafolha, demonstrando uma oscilação positiva de Nunes, para 27%, empatado com Boulos (25%) e à frente de Marçal (19%).