Lula conversa com seis líderes mundiais após vitória nas eleições
Candidato eleito encontrou presidente da Argentina; por telefone, chegou a falar com o chanceler da Alemanha
Guilherme Resck
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou por telefone com seis líderes mundiais após a vitória nas urnas. Entre eles, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, o presidente da França, Emmanuel Macron, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres, o primeiro-ministro e o presidente de Portugal -- Antônio Costa e Marcelo Rebelo de Sousa, respectivamente --, e o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os líderes telefonaram para o petista. No domingo (30.out), Macron, António Costa e Canel utilizaram o Twitter também para se manifestar sobre o resultado do pelito no Brasil. Na rede social, o presidente francês parabenizou o presidente eleito e disse que a vitória de Lula nas urnas "dá início a um novo capítulo da história do Brasil". "Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países", complementou. Já o premiê português pontuou: "Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente Lula pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de #Portugal e do #Brasil, mas também em torno das grandes causas globais".
Canel, por sua vez, escreveu: Caro irmão Lula, felicito-o em nome do governo e do povo cubano, que celebra sua grande vitória em favor da unidade, da paz e da integração latino-americana e caribenha. Conte sempre com Cuba". Ainda no domingo, Marcelo Rebelo Sousa publicou uma nota felicitando Lula pela vitória e dizendo que certamente o mandato deste "corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados". Nesta 2ª feira, no Twitter, o chanceler alemão parabenizou Lula pela conquista de mais um mandato e falou aguardar "com expectativa uma cooperação estreita e confiante com o Brasil - especialmente em questões de comércio e proteção climática.
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, viajou ao Brasil na manhã desta 2ª feira (31.out) para uma reunião com Lula.
Todo mi amor, mi admiración y mi respeto, querido compañero. Tenemos un futuro que nos abraza y nos convoca.@LulaOficial pic.twitter.com/XEbKPI42O0
? Alberto Fernández (@alferdez) October 31, 2022
Conversa com Pacheco
O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, ligou ao petista, na tarde desta 2ª. Segundo o parlamentar, na ligação, deu a ele seus "parabéns pela vitória e disse também que encontrará no Senado toda a colaboração, com a devida interlocução democrática" para ambos os políticos resolverem "os reais e urgentes problemas enfrentados pelos brasileiros".