Campanha às avessas: Lula e Bolsonaro avançam em terrenos distintos
A eleição mais tensa e polarizada do país chega ao fim com a troca das ruas pelas redes - e vice-versa
SBT News
A corrida ao Planalto mais polarizada desde a redemocratização chega ao final neste domingo (30.out). Hoje, mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar. Uma disputa marcada pela desconfiança e por ataques ao sistema eleitoral, mas também pela mudança nas estratégias de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Enquanto a petista tentou entender os movimentos das redes sociais, que explodiram nos últimos anos, o atual presidente precisou, como estratégia de sobrevivência eleitoral, se fortalecer nas ruas, no contato maior com o povo - até mesmo se isso for comparado à 2018, quando Bolsonaro fez uma campanha sem comício.
As repórteres Débora Bergamasco e Nathalia Fruet acompanharam os candidatos Lula e Bolsonaro, respectivamente, ao longo do primeiro e do segundo turnos. Conforme mostrou reportagem do SBT News, eles percorreram quase 90.000 km pelos estados brasileiros. Enquanto o presidente percorreu 61.000km, o petista viajou 28.000km.
As reportagens de Débora Bergamasco e Nathalia Fruet mostram como os dois candidatos foram obrigados a sair da zona de conforto das próprias campanhas, para ampliar o arco de apoios e de eleitores, para vencer a eleição que termina oficialmente às 17h deste domingo. Enquanto Lula precisou entender uma eleição em que as redes são tão importantes quanto os eventos de rua, Bolsonaro precisou largar o telefone celular para buscar a praça.
Leias as reportagens em:
+ Lula só entendeu a eleição atual a poucos dias do 2º turno