Publicidade
Eleições

União Brasil libera filiados para apoiar Lula ou Bolsonaro

Presidente da legenda não declarou em quem votará no segundo turno

Imagem da noticia União Brasil libera filiados para apoiar Lula ou Bolsonaro
Luciano Bivar
• Atualizado em
Publicidade

Presidente do União Brasil, o deputado federal reeleito Luciano Bivar anunciou nesta 4ª feira (5.out) que a sigla liberou seus diretórios e filiados para que apoiem o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em entrevista coletiva concedida nesta 4ª, Bivar parabenizou os novos parlamentares e governadores eleitos pela legenda e disse que, como presidente do União, não poderia emitir sua decisão pessoal para o segundo turno das eleições.

Na leitura da nota oficial,Bivar ressaltou que na primeira corrida eleitoral da legenda pós-fusão, o partido elegeu 59 deputados federais; 100 deputados estaduais e cinco senadores: "Com tamanha robustez, o União Brasil poderá cobrar dos governantes o cumprimento de suas promessas e a preservação dos valores democráticos. Em um partido tão grande é natural que haja posições divergentes, por isso, em respeito a democracia intrapartidária, a direação nacional decide liberar seus diretórios e filiados que sigam seus próprios caminhos com responsabilidade no segundo turno das eleições", declarou Bivar.

No primeiro turno, o União teve a senadora Soraya Thronicke como candidata à Presidência. Ela terminou na quinta colocação, com 0,51% dos votos, e anunciou que não apoiará nenhum dos dois candidatos que disputam o segundo turno.

Bancada

Resultado da fusão entre Democratas e PSL -- partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro foi eleito --, o União Brasil tem uma das maiores bancadas do Congreso. Na última eleição, passou de 51 pra 59 deputados. O partido também ganhou quatro senadores, indo de oito para 12. Além disso, dois integrantes da sigla foram eleitos governadores em primeiro turno: Mauro Mendes, no Mato Grosso, e Ronaldo Caiado, em Goiás. Outros seis disputam o segundo turno: Rodrigo Cunha (Alagoas), Wilson Lima (Amazonas), ACM Neto (Bahia), Capitão Wagner (Ceará), Silvio Mendes (Piauí) e Coronel Marcos Rocha (Rondônia).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade