União Brasil libera filiados para apoiar Lula ou Bolsonaro
Presidente da legenda não declarou em quem votará no segundo turno
SBT News
Presidente do União Brasil, o deputado federal reeleito Luciano Bivar anunciou nesta 4ª feira (5.out) que a sigla liberou seus diretórios e filiados para que apoiem o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em entrevista coletiva concedida nesta 4ª, Bivar parabenizou os novos parlamentares e governadores eleitos pela legenda e disse que, como presidente do União, não poderia emitir sua decisão pessoal para o segundo turno das eleições.
Na leitura da nota oficial,Bivar ressaltou que na primeira corrida eleitoral da legenda pós-fusão, o partido elegeu 59 deputados federais; 100 deputados estaduais e cinco senadores: "Com tamanha robustez, o União Brasil poderá cobrar dos governantes o cumprimento de suas promessas e a preservação dos valores democráticos. Em um partido tão grande é natural que haja posições divergentes, por isso, em respeito a democracia intrapartidária, a direação nacional decide liberar seus diretórios e filiados que sigam seus próprios caminhos com responsabilidade no segundo turno das eleições", declarou Bivar.
No primeiro turno, o União teve a senadora Soraya Thronicke como candidata à Presidência. Ela terminou na quinta colocação, com 0,51% dos votos, e anunciou que não apoiará nenhum dos dois candidatos que disputam o segundo turno.
Bancada
Resultado da fusão entre Democratas e PSL -- partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro foi eleito --, o União Brasil tem uma das maiores bancadas do Congreso. Na última eleição, passou de 51 pra 59 deputados. O partido também ganhou quatro senadores, indo de oito para 12. Além disso, dois integrantes da sigla foram eleitos governadores em primeiro turno: Mauro Mendes, no Mato Grosso, e Ronaldo Caiado, em Goiás. Outros seis disputam o segundo turno: Rodrigo Cunha (Alagoas), Wilson Lima (Amazonas), ACM Neto (Bahia), Capitão Wagner (Ceará), Silvio Mendes (Piauí) e Coronel Marcos Rocha (Rondônia).