Na busca por apoio, Lula e Bolsonaro avançam em alianças para o 2º turno
Presidente conquistou apoio de governadores, enquanto petista terá Ciro, Tebet e tucanos históricos
Lis Cappi
Três dias após o resultado de que haveria segundo turno entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), as duas campanhas intensificaram a formação de alianças para a decisão de 30 de outubro. Nesta 4ª feira (5.out), o cenário de apoio nos estados ficou mais definido. Até o momento, o candidato à reeleição, Bolsonaro indica estar na frente, e garantiu apoio de governos nos maiores colégios eleitorais: Rodrigo Garcia (PSDB), em São Paulo; Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais; e Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro; outros cinco ainda o apoiam. Lula, por sua vez, conta com os eleitos petistas e com o apoio do que liderou a votação em primeiro turno, Helder Barbalho (MDB), no Pará. Além de outros quatro governadores. Ao lado do petista também está o nome dos ex-candidatos à Presidência Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).
+ Saiba quem apoia a candidatura de Lula no 2º turno
Nomes que no passado foram oposição também se colocaram a favor do candidato do PT. Caso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do senador, e ex-candidato José Serra (PSDB). O aceno dos dois tucanos, dado após resolução do partido que deixou seus filiados livres, evidenciam um racha na legenda. Na 3ª, o governador paulista, que também é tucano, disse conceder "apoio incondicional" a Bolsonaro.
A mesma situação é registrada no MDB de Simone Tebet, em que os filiados também podem apoiar a quem optarem, de acordo com as estratégias locais. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por exemplo, oficializou apoio à candidatura de Bolsonaro no mesmo dia em que o correligionário Helder Barbalho (PA) defendeu a de Lula. Bolsonaro conta ainda com o suporte dos governadores do Acre, Gladson Cameli (PP); de Goiás, Ronaldo Caiado (União); de Mato Grosso, Mauro Mendes (União); do Paraná, Ratinho Jr (PSD); e de Roraima, Antonio Denarium (PP).
No caso do petista, está o apoio de Elmano Freitas (PT), do Ceará; Carlos Brandão (PSB), do Maranhão; o do Piauí, Rafael Fonteles (PT); e Fátima Bezerra (PT) do Rio Grande do Norte.
Outro a se manifestar nesta 4ª foi o União Brasil. O presidente da sigla, Luciano Bivar, anunciou a liberação dos filiados para apoiar Lula ou Bolsonaro.
Confira abaixo declarações de apoio a Lula:
Meu apoio ao @LulaOficial não é por adesão. Meu apoio é por um Brasil que sonho ser de todos, inclusivo, generoso, sem fome e sem miséria, com educação e saúde de qualidade, com desenvolvimento sustentável.https://t.co/7qSedfcC3r
? Simone Tebet (@simonetebetbr) October 5, 2022
Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social.
Voto em Luiz Inácio Lula da Silva. pic.twitter.com/xgs6citdJv
? Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 5, 2022
Pronunciamento - "Gravo este vídeo para dizer que acompanho a decisão do meu partido, o PDT". pic.twitter.com/Ttmx06wCWo
? Ciro Gomes 12 (@cirogomes) October 4, 2022
Encontrei hoje @helderbarbalho, governador do Pará reeleito no primeiro turno com a maior votação do Brasil. Agradeço seu apoio neste segundo turno. Vamos juntos pelo bem do Pará e do Brasil!
?: @ricardostuckert pic.twitter.com/TA8diVP5ct
? Lula 13 (@LulaOficial) October 5, 2022
Parabenizo o PDT pela decisão acertada. Nós sabemos que quem representa a democracia e a esperança de um futuro melhor para o Brasil é @LulaOficial.
? Carlos Brandão ?? (@carlosbrandaoma) October 4, 2022
O #TimedeLula no Rio Grande do Norte está formado! Estamos juntos e juntas para trazer de volta o melhor presidente da história do Brasil.
Posso contar com vocês? Não iremos descansar até o dia 30 de outubro! O Brasil vai ser feliz de novo com @LulaOficial!#TôComLula pic.twitter.com/cJL4i3ztAO
? Fátima Bezerra (@fatimabezerra) October 5, 2022
Confira abaixo declarações de apoio a Bolsonaro:
Estou há 27 anos na vida pública. Sempre combati o PT. Na campanha, disse várias vezes q SP é o estado mais forte do país pq nunca foi governado pelo PT. Tenho coerência. E declaro meu apoio à reeleição de Jair Bolsonaro e de Tarcísio de Freitas para o gov de SP.
? Rodrigo Garcia (@rodrigogarcia_) October 4, 2022
Lula não é uma opção eleitoral, com seu governo marcado pela corrupção da democracia. Contra o projeto de poder do PT, declaro, no segundo turno, o apoio para Bolsonaro.
? Sergio Moro (@SF_Moro) October 4, 2022
Precisamos unir centro e direita em favor do combate à corrupção, de políticas públicas com base em evidências e de valores da cultura judaico-cristã que dão base à nossa sociedade como amor, compaixão e serviço às pessoas. https://t.co/KcctTa2ZYK
? Deltan Dallagnol 1919 (@deltanmd) October 4, 2022