Publicidade
Eleições

Em Pernambuco, quatro candidatos brigam por uma vaga no 2º turno

Segue indefinido o nome de quem disputará o governo com Marília Arraes, líder nas pesquisas

Imagem da noticia Em Pernambuco, quatro candidatos brigam por uma vaga no 2º turno
Candidatos ao governo de Pernambuco
• Atualizado em
Publicidade

Um cenário curioso, inédito e imprevisível. A disputa pelo governo de Pernambuco chega à reta final sem indicações concretas de quem irá disputar o segundo turno ao lado da deputada Marília Arraes (Solidariedade). Ela é líder nas pesquisas de intenção de voto desde o início da campanha e oscila entre 30% e 35%. Os demais marcam entre 11 a 17%, cada.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Atrás da primeira colocada nas pesquisas, o pelotão é formado por quatro candidatos: Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (União Brasil), Danilo Cabral (PSB) e Anderson Ferreira (PL).

Todos os cinco são de famílias de políticos e três deixaram os cargos de prefeitos para concorrer ao governo. 

Marília Arraes

A candidata do Solidariedade e deputada federal Marília Arraes é neta do ex-governador de Pernambuco, ex-prefeito do Recife e ex-deputado federal Miguel Arraes. Antes de ocupar a Câmara Federal, foi vereadora por três mandatos.  

Marília é brigada com ala da família dos Campos desde antes da morte do ex-governador Eduardo Campos, em acidente aéreo durante as eleições de 2014, quando ela ainda estava no PSB. 

Em 2020, na disputa pela prefeitura, quando concorreu pelo Partido dos Trabalhadores (PT) perdeu para o primo João Campos (PSB), numa disputa acirrada até o segundo turno.  

Apesar de liderar a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, Marília tem sido criticada por adversários por não ter participado de nenhum debate no primeiro turno. 

Raquel Lyra 

Candidata mais bem pontuada entre os adversários, fora Marília, Raquel Lyra aparece com 15% em média nas pesquisas eleitorais e faz campanha direcionada às mulheres. Ela é ex-prefeita de Caruaru, foi deputada estadual por duas vezes e vem de uma família de políticos.

Seu avô, João Lyra Filho, foi eleito por duas vezes prefeito de Caruaru; o pai, João Lyra Neto, é ex-governador de Pernambuco e foi vice-governador de Eduardo Campos.

Miguel Coelho (União Brasil)

O candidato do União Brasil já foi deputado estadual e eleito por duas vezes como prefeito de Petrolina, no Sertão do Estado. Ele teve que se descompatibilizar do cargo para poder disputar o governo de Pernambuco. Miguel Coelho se desfiliou do MDB para concorrer pelo União Brasil -- resultado da fusão entre o DEM e o PSL. 

O candidato é filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), ex-líder do governo Bolsonaro no Congresso. 

Entre as pautas defendidas desde o seu mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco estão os temas ligados à educação, agricultura, segurança hídrica e desenvolvimento regional.

Anderson Ferreira (PL)

O candidato do Partido Liberal (PL) ao governo de Pernambuco, Anderson Ferreira, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), vem ganhando destaque nas últimas semanas nas pesquisas de engajamento nas redes e intenções de voto. 

Aderson é ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, a segunda maior cidade depois de Recife. Foi eleito e reeleito, deixou o cargo para disputar o governo neste ano. O candidato foi deputado federal e vem de uma família de políticos. Os irmãos foram vereadores e deputados, e o patriarca da família, Manoel Ferreira, conseguiu manter durante 24 anos o posto de deputado estadual de Pernambuco 

Anderson é evangélico e defende a pauta de costumes. No dia da Independência, convocou a população pernambucana para as manifestações do 7 de setembro.

Danilo Cabral (PSB) 

Candidato experiente e velho conhecido no estado, Danilo Cabral está em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. É filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) há 32 anos, e tem corrido contra o tempo para alcançar o segundo turno e derrubar o desgaste do PSB, após 16 anos de governo. 

Danilo tem como seu principal cabo eleitoral o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade