Publicidade
Eleições

Urnas eletrônicas são distribuídas pelo país com ajuda das Forças Armadas

Em locais de difícil acesso, as urnas serão entregues neste sábado (1°.out)

Imagem da noticia Urnas eletrônicas são distribuídas pelo país com ajuda das Forças Armadas
urna eletrônica
• Atualizado em
Publicidade

Os preparativos no país para as eleições do próximo domingo (2.out) já começaram. A distribuição e a segurança das urnas eletrônicas em todas as regiões são conduzidas por funcionários da Justiça Eleitoral, com o apoio das polícias e das Forças Armadas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os 577.125 aparelhos deixaram os depósitos dos Tribunais Regionais Eleitorais pela manhã. As urnas já estão sendo distribuídas entre os 94.028 locais de votação no Brasil, geralmente escolas e faculdades. Todo o processo envolve forte esquema de segurança.

"Houve a escolta, o acompanhamento de todas essas urnas, e a polícia continua guardando, vigiando as urnas eletrônicas e a polícia foi acompanhada por servidores da Justiça Eleitoral, de forma que as urnas estão muito bem vigiadas", afirma Roberval Belinati, do TRE-DF.

No Distrito Federal, todas as urnas já chegaram aos locais de votação. Os equipamentos vão permanecer sob escolta até domingo, quando serão instalados apenas com a presença de mesários, a poucos instantes do início das eleições. O procedimento é o mesmo em todo país.

"Ela já estará habilitada à primeira etapa que é a emissão do relatório de zerésima, relatório que mostra que nenhum candidato tem voto naquela urna", diz Alessandro Cruz, secretário de técnica da informática do TRE-PA.

Em locais de difícil acesso, as urnas serão entregues neste sábado (1°.out). A Força Nacional auxilia no transporte dos aparelhos a comunidades que ficam longe das capitais. No norte do país, a logística envolve deslocamentos pelo ar e pela água. No Pará, aeronaves da força aérea e navios da marinha conduzem os militares até às cidades da Ilha do Marajó.

"Nós temos mais de 4.200 homens e mulheres desdobrados dos estados do Maranhão, Pará e Amapá, muito bem coordenados pelos três TREs", afirma Ricardo Augusto Ferreira Costa, general do Exército.

Cerca de 700 mil eleitores no exterior também poderão votar, mas só para presidente e vice. Ao todo, 998 urnas eletrônicas saíram de Brasília e seguiram de avião para 106 países em todos os continentes. Elas serão instaladas nas embaixadas e representações brasileiras.

"A nossa coordenação nos dá a tranquilidade e a certeza de que nós vamos cumprir a nossa missão da maneira que esperamos", diz o general.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade