Presidente do TSE volta a se reunir com ministro da Defesa
Paulo Sérgio Nogueira deve reforçar o papel dos militares nas eleições de 2022
Edney Freitas
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, voltou a se reunir, nesta 4ª feira (31.ago) com o ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira. Esse é o segundo encontro entre os dois desde que Moraes assumiu o comando da Corte, no dia 16 de agosto. Mais uma vez, o encontro foi fechado. Apenas cinegrafistas puderam fazer algumas imagens, mas nenhum jornalista pode acompanhar a reunião.
Interlocutores dos militares têm dito que Nogueira deve apresentar sugestões de mudanças na testagem das urnas eletrônicas. Algumas delas foram analisadas anteriormente pelo Tribunal Superior Eleitoral, que chegou a acolher alguns pontos. Mas, agora, para o TSE não é possível qualquer modificação faltando pouco mais de 30 dias para o primeiro turno das eleições gerais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na próxima sexta-feira, dia 02 de setembro, de acordo com o TSE, será encerrada a "lacração dos sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições de 2022". Ainda segundo a Corte, "os sistemas serão assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e pelas autoridades presentes. Em seguida, serão lacrados digitalmente e fisicamente e armazenados na sala-cofre do Tribunal".
O Tribunal Superior Eleitoral explicou ainda que a próxima etapa do calendário eleitoral, as cópias dos programas lacrados serão distribuídas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para que possam ser inseridas nas urnas eletrônicas, juntamente com os dados de eleitoras e eleitores e de candidatas e candidatos. Cada TRE tem seu cronograma de preparação e carga estabelecido de acordo com a própria logística.