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Corrida pelo Sudeste e início da propaganda eleitoral marcam semana de campanhas

Candidatos reforçam ações em maiores colégios eleitorais; propaganda gratuita começa na 6ª

Corrida pelo Sudeste e início da propaganda eleitoral marcam semana de campanhas
Propaganda eleitoral começa na próxima 6ª feira | Antonio Augusto/TSE
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A insistência pelos votos da região Sudeste e preparativos finais para o início da propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV serão os focos dos candidatos ao Palácio do Planalto nesta semana. De olho no maior colégio eleitoral do país, presidenciáveis reforçam atividades em São Paulo. O cronograma final das agendas de campanha ainda está em definição, mas outros estados, como Paraná e Paraíba também estão no radar dos que querem a Presidência.

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Além do foco no Sudeste, há expectativa de que candidatos reforcem acenos às suas bases de apoio. No fim de semana, essa foi a aposta dos principais nomes da disputa presidencial: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta reeleição. Lula fez ato que contou com a presença de sindicalistas e representantes de movimentos sociais no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Enquanto Bolsonaro foi ao Rio de Janeiro para uma formação de militares e participou de uma missa em Brasília. 

Tanto Lula quanto Bolsonaro sinalizaram a grupos religiosos. O petista afirmou, no discurso mais enfático desde o início da campanha, que igrejas não devem ter partidos políticos, mas fez referências de que segue uma recomendação dada a cristãos em rituais de oração. Bolsonaro, por sua vez, foi a um evento religioso na data em que a Igreja Católica celebra a Assunção de Nossa Senhora. Ambos estiveram acompanhados das esposas, Rosângela Silva e Michelle Bolsonaro.

Propaganda em rádio e na TV

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão terá início na próxima 6ª feira (26.ago) e seguirá até o dia 29 de setembro. Se houver segundo turno, os programas serão veiculados de 7 a 28 de outubro. O período poderá interferir no desempenho dos demais candidatos da chamada 3ª via, que até então aparecem com pouca representatividade em pesquisas de intenção de voto. Somados os tempos, Ciro, Tebet e Soraya Thronicke terão mais de 5 minutos na TV. O tom a ser abordado por eles nas campanhas, que até então têm sido de críticas a Lula e Bolsonaro, pode atrapalhar as campanhas do petista e do presidente.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou uma audiência pública para divulgar a distribuição do tempo de cada legenda ou coligação e também foi feito o sorteio da ordem das veiculações. De acordo com a corte eleitoral, a programação do tempo diário e a quantidade de inserções ficou definida da seguinte forma: 

  • Lula (PT/PC do B/PV, PSOL/Rede, PSB, Pros, Solidariedade, Avante e Agir) - 3 minutos e 39 segundos por bloco e 286 inserções;
  • Jair Bolsonaro (PL, PP e Republicanos): 2 minutos e 38 segundos por bloco e 207 inserções;
  • Simone Tebet (MDB, PSDB/Cidadania e Podemos): 2 minutos e 20 segundos por bloco e 184 inserções;
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 2 minutos e 10 segundos por bloco e 170 inserções;
  • Ciro Gomes (PDT): 52 segundos por bloco e 68 inserções;
  • Felipe d'Avila (Novo): 22 segundos por bloco e 29 inserções;
  • Roberto Jefferson (PTB): 25 segundos por bloco e 33 inserções;

Segundo o TSE, a ordem do primeiro dia de propaganda serve de referência para os demais.  A partir do sorteio feito, a ordem de veiculação do primeiro dia de propaganda será: 

  1. PTB (14);
  2. Partido União Brasil (44);
  3. Partido Novo (30);
  4. Coligação Brasil da Esperança (13);
  5. Coligação Brasil para Todos (15);
  6. Coligação Pelo Bem do Brasil (22);
  7. PDT (12).
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