Publicidade
Eleições

Corrida pelo Sudeste e início da propaganda eleitoral marcam semana de campanhas

Candidatos reforçam ações em maiores colégios eleitorais; propaganda gratuita começa na 6ª

Imagem da noticia Corrida pelo Sudeste e início da propaganda eleitoral marcam semana de campanhas
Propaganda eleitoral começa na próxima 6ª feira | Antonio Augusto/TSE
• Atualizado em
Publicidade

A insistência pelos votos da região Sudeste e preparativos finais para o início da propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV serão os focos dos candidatos ao Palácio do Planalto nesta semana. De olho no maior colégio eleitoral do país, presidenciáveis reforçam atividades em São Paulo. O cronograma final das agendas de campanha ainda está em definição, mas outros estados, como Paraná e Paraíba também estão no radar dos que querem a Presidência.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Além do foco no Sudeste, há expectativa de que candidatos reforcem acenos às suas bases de apoio. No fim de semana, essa foi a aposta dos principais nomes da disputa presidencial: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta reeleição. Lula fez ato que contou com a presença de sindicalistas e representantes de movimentos sociais no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Enquanto Bolsonaro foi ao Rio de Janeiro para uma formação de militares e participou de uma missa em Brasília. 

Tanto Lula quanto Bolsonaro sinalizaram a grupos religiosos. O petista afirmou, no discurso mais enfático desde o início da campanha, que igrejas não devem ter partidos políticos, mas fez referências de que segue uma recomendação dada a cristãos em rituais de oração. Bolsonaro, por sua vez, foi a um evento religioso na data em que a Igreja Católica celebra a Assunção de Nossa Senhora. Ambos estiveram acompanhados das esposas, Rosângela Silva e Michelle Bolsonaro.

Propaganda em rádio e na TV

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão terá início na próxima 6ª feira (26.ago) e seguirá até o dia 29 de setembro. Se houver segundo turno, os programas serão veiculados de 7 a 28 de outubro. O período poderá interferir no desempenho dos demais candidatos da chamada 3ª via, que até então aparecem com pouca representatividade em pesquisas de intenção de voto. Somados os tempos, Ciro, Tebet e Soraya Thronicke terão mais de 5 minutos na TV. O tom a ser abordado por eles nas campanhas, que até então têm sido de críticas a Lula e Bolsonaro, pode atrapalhar as campanhas do petista e do presidente.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou uma audiência pública para divulgar a distribuição do tempo de cada legenda ou coligação e também foi feito o sorteio da ordem das veiculações. De acordo com a corte eleitoral, a programação do tempo diário e a quantidade de inserções ficou definida da seguinte forma: 

  • Lula (PT/PC do B/PV, PSOL/Rede, PSB, Pros, Solidariedade, Avante e Agir) - 3 minutos e 39 segundos por bloco e 286 inserções;
  • Jair Bolsonaro (PL, PP e Republicanos): 2 minutos e 38 segundos por bloco e 207 inserções;
  • Simone Tebet (MDB, PSDB/Cidadania e Podemos): 2 minutos e 20 segundos por bloco e 184 inserções;
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 2 minutos e 10 segundos por bloco e 170 inserções;
  • Ciro Gomes (PDT): 52 segundos por bloco e 68 inserções;
  • Felipe d'Avila (Novo): 22 segundos por bloco e 29 inserções;
  • Roberto Jefferson (PTB): 25 segundos por bloco e 33 inserções;

Segundo o TSE, a ordem do primeiro dia de propaganda serve de referência para os demais.  A partir do sorteio feito, a ordem de veiculação do primeiro dia de propaganda será: 

  1. PTB (14);
  2. Partido União Brasil (44);
  3. Partido Novo (30);
  4. Coligação Brasil da Esperança (13);
  5. Coligação Brasil para Todos (15);
  6. Coligação Pelo Bem do Brasil (22);
  7. PDT (12).
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade