Em Brasília, Lula promete recursos para ciência e critica Bolsonaro
Petista afirmou que atual governo colocou país "em uma máquina do tempo rumo ao passado"
Bruna Yamaguti
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à Presidência da República pelo PT, prometeu mais recursos para pesquisa e ciência em evento com a comunidade científica nesta 5ª feira (28.jul), em Brasília. Ele também criticou o atual governo, afirmando que o Executivo colocou o país "em uma máquina do tempo rumo ao passado".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Os orçamentos das agências de fomento federais, destacadamente os do CNPq, FINEP e CAPES devem ser recuperados e ampliados a partir dos patamares mais elevados alcançados nos governos do PT", disse Lula. "Os investimentos para a área serão ampliados com a destinação de parcela dos recursos do Fundo Social do pré-sal", acrescentou.
"Ultrapassando as piores previsões, o atual governo colocou o Brasil numa máquina do tempo rumo ao passado. Fome, desemprego, destruição dos direitos trabalhistas, inflação, corrupção e ameaças à democracia são as marcas desse desgoverno que nega a ciência em todos os seus atos", disse o petista.
As declarações foram dadas durante a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade de Brasília (UnB).
No evento, o candidato ao Planalto recebeu do atual presidente da entidade, o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, um documento com propostas para retomar o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
A reunião anual da SBPC é o principal evento da comunidade científica brasileira. Em 2022, após dois anos sendo realizada de maneira apenas virtual por conta da pandemia de covid-19, ela volta a ser presencial.