Publicidade
Eleições

Lula tem 41,1% das intenções de voto, contra 35,1% de Bolsonaro, diz pesquisa

O ex-governador cearense Ciro Gomes é o terceiro colocado

Imagem da noticia Lula tem 41,1% das intenções de voto, contra 35,1% de Bolsonaro, diz pesquisa
Bolsonaro à esq. e Lula à dir. (Reprodução/Agência Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando a corrida presidencial, agora com 41,1% das intenções de voto, segundo pesquisa (estimulada) do Instituto Paraná divulgada nesta 4ª feira (6.jul). O presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, se mantém na segunda colocação, com 35,1%. No levantamento anterior, do início de junho, o petista e o atual chefe do Executivo federal tinham 41,4% e 35,3%, respectivamente.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Na nova pesquisa, como na outra também, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado, com 7,4% das intenções (ante 7,7% do levantamento de junho). Na sequência, aparecem a senadora Simone Tebet (MDB), com 2,2%, e o deputado federal André Janones (Avante), com 1,5%. O coach Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU), o cientista político Felipe d'Avila (Novo), o deputado federal Luciano Bivar (União-PE), Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) alcançaram 1%. Aqueles que pretendem optar por voto branco/nulo ou não tem a intenção de escolher algum dos nomes apresentados representam 6,6%, enquanto 3,7% não sabem ou não responderam.

A pesquisa consultou 2.020 eleitores, de 16 anos ou mais, em 26 estados e no Distrito Federal, de 30 de junho a 5 de julho deste ano. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-09408/2022. O Instituto Paraná não fala se as entrevistas foram por telefone ou presencialmente. A margem de erro é de 2,2 pontos para mais ou para menos.

Num segundo cenário, em que apenas Lula, Bolsonaro, Ciro e Janones estivessem competindo, o petista aparece na liderança com 42%, ante 35,9% do atual presidente, 8,6% do pedetista e 1,9% do deputado federal. Nesse caso, 7,8% não pretendem votar em nenhum dos nomes ou disseram que optariam por voto branco/nulo, e 3,9% não sabem ou não responderam.

Se apenas Lula, Bolsonaro, Tebet e Janones estivessem na corrida presidencial, o ex-presidente teria 44,4%, contra 36,5% do político do PL, 3,4% da senadora e 2,2% do deputado; nenhum/branco/nulo correspondem a 9%, e 4,5% não sabem ou não responderam. Já num cenário com apenas Lula e Bolsonaro, o petista vai a 48%, e o presidente chega a 39,3%, ante 9,1% de nenhum/branco/nulo e 3,7% de não sabe/não respondeu.

O número de eleitores motivados a votar em outubro equivale a 28,6%, enquanto 26,2% estão muito motivados, e 42,8%, pouco motivados; não sabe/não opinou são 2,4%. O Instituto Paraná perguntou também sobre a avaliação e aprovação do governo Bolsonaro. Aqueles que consideram a administração como ótima/boa equivalem a 32,2%, e 45% consideram ruim/péssima. O percentual dos que desaprovam é de 52,9%, ante 43,2% dos que aprovam e 3,9% dos que não sabem/não opinaram.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade