Sergio Moro vai anunciar "destino" político no União Brasil do PR
Ex-juiz foi impedido de disputar a eleição deste ano pelo estado de São Paulo
Anderson Scardoelli
Impedido de disputar as eleições gerais de 2022 pelo estado de São Paulo, o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro deverá seguir ativo na política, mas por outra unidade federativa. Nesta 2ª feira (13.jun), ele adiantou que revelará seus próximos passos na vida pública junto ao União Brasil do Paraná.
+ Leia as últimas notícias sobre Eleições no portal SBT News
"Amanhã, terça, às 11h, concederei uma entrevista coletiva em Curitiba para falar acerca do meu destino junto com o União Brasil no Paraná", afirmou Moro. O aviso foi feito por meio de mensagem no Twitter.
Minutos antes, a legenda havia divulgado que o evento com o ex-magistrado contará com as participações de lideranças do União Brasil. A expectativa é de que estejam presentes os deputados federais Luciano Bivar e Felipe Francischini. Eles são presidente nacional e presidente estadual do União Brasil, respectivamente.
Amanhã, terça, às 11h, concederei uma entrevista coletiva em Curitiba para falar acerca do meu destino junto com o União Brasil no Paraná. https://t.co/GrhQZhhMAD
? Sergio Moro (@SF_Moro) June 13, 2022
Felipe Francischini é filho -- e colega de partido -- de Fernando Francischni, que, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou o cargo de deputado estadual na última semana. Isso porque o STF validou o entendimento adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, em outubro de 2021, determinou a cassação do mandato pela divulgação de fake news.
Candidato no Paraná?
A expectativa nos bastidores do poder é de que Sergio Moro anuncie pré-candidatura ao Senado Federal ou à Câmara dos Deputados pelo Paraná. Caso seja confirmada, essa será mais uma mudança no cargo pretendido pelo ex-juiz da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro (PL) desde quando, no ano passado, anunciou interesse em participar do pleito programado para outubro.
Anteriormente, Moro havia anunciado que seria candidato a:
- Presidente da República pelo Podemos, partido em que se filiou, via diretório do Paraná, em novembro de 2021;
- Deputado federal por São Paulo, a partir do momento em que, no último dia da "janela partidária", em 31 de março, trocou o Podemos paranaense pelo diretório paulistano do União Brasil.