Lula deve focar em "bolso, bucho e democracia", orientam aliados do MDB
Em jantar, ex-presidente foi alertado a abandonar falas da extrema esquerda
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alertado pelos aliados do MDB a abandonar o discurso da extrema esquerda petista, como apoio à Venezuela ou à Rússia, e focar na pauta popular. "Bolso, bucho e democracia. É disso que o senhor tem que falar", orientou o ex-senador Eunício Oliveira, presidente do MDB do Ceará.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Lula também ouviu críticas a respeito de suas recentes declarações sobre aborto. "Não discuta assuntos dogmáticos. O tema aborto já está pacificado no Congresso e no Supremo Tribunal Federal e a conclusão é de que não é necessário mexer na legislacao", complementou Eunício.
As observações foram endossadas pelos demais políticos presentes, que também cobraram Lula por sua manifestação a respeito da classe média. O petista avaliou que foi mal interpretado no episódio em que falou sobre a ostentação dessa classe econômica.
Disposição para ouvir
O ex-presidente Lula disse no jantar com aliados emedebistas que estava no encontro para ouvi-los. "Essas orelhas de abano são para ouvir. Como estou com problemas de voz, estou ouvindo em dobro", afirmou.
Segundo relato de políticos presentes, Lula "não deu o braço a torcer" sobre as declarações desastrosas da semana passada, mas ouviu tudo que foi observado no encontro. Também no jantar, a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, ouviu tudo calada. Ela sabia que parte das críticas sobre o discurso de extrema esquerda iam em sua direção, mas não retrucou.
Além do MDB
Além de políticos do MDB, o jantar na casa do ex-senador Eunicio Oliveira contou com a presença de integrantes de outras siglas. Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede), Omar Azis (PSD), Dario Berguer (PSB) foram alguns dos que participaram.