Publicidade
Eleições

TSE bane 256 contas de WhatsApp acusadas de divulgar notícias falsas

Plataforma criada em parceria com a rede social recebeu 1.020 denúncias relacionadas às eleições de 27 de setembro a 26 de outubro

Imagem da noticia TSE bane 256 contas de WhatsApp acusadas de divulgar notícias falsas
Mão segurando celular com a mensagem "fakenews"
• Atualizado em
Publicidade
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) baniu 256 contas de WhatsApp que foram denunciadas por compartilhar notícias falsas sobre as eleições de 2020. 

As denúncias foram recolhidas por meio de uma plataforma criada pelo TSE em parceria com a rede social. O objetivo do programa é combater a desinformação e a disseminação de fake news durante a disputa eleitoral deste ano. 

De 27 de setembro a 26 de outubro, a plataforma recebeu 1.020 denúncias relacionadas à eleição. Das 256 contas banidas pelo TSE, mais de 80% foram derrubadas de forma proativa e automática. 

Essa foi a divulgação dos resultados da primeira fase do programa criado pelo TSE com o WhatsApp. Atualizações vão sair depois do primeiro turno, marcado para 15 de novembro, e do segundo turno, previsto para 29 de novembro.

A secretária-geral da Presidência do TSE, Aline Osorio, fez um apelo para que todos os eleitores utilizem a ferramenta para manter a lisura das eleições.  

"O resultado preliminar mostra que o canal para denunciar suspeitas de disparo em massa tem sido efetivo. Aos eleitores, o TSE pede que usem o canal de denúncias sempre que receberem mensagens suspeitas, de cunho eleitoral, de modo a contribuir para uma eleição limpa e justa", afirmou. 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade