Volume de serviços cresce 1,7% em junho, diz IBGE
Os setores de transporte e informação e comunicação registraram os melhores índices de avanço no mês
O volume de serviços no Brasil cresceu 1,7% em junho, em relação a maio, na série com ajuste sazonal, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo IBGE nesta terça-feira (13). No mês anterior, o índice havia caído 0,4%.
Em relação a junho de 2023, na série sem ajuste sazonal, a expansão registrada é de 1,3%, após variação de -0,1% em maio. Já em comparação ao primeiro semestre de 2023, o crescimento é de 1,6%. No acumulado de 12 meses, houve desaceleração - o indicador passou de 1,2% em maio para 1,0% em junho.
O crescimento do volume no Índice foi observado em todas as cinco atividades pesquisadas pelo Instituto. Os setores de transporte (1,8%) e de informação e comunicação (2,0%) foram os que registaram maior destaque. As demais expansões vieram de profissionais, administrativos e complementares (1,3%), de outros serviços (1,6%) e de serviços prestados às famílias (0,3%).
+Venezuela quer regular as redes sociais com a "Lei Contra o Ódio"
No acumulado do primeiro semestre de 2024, frente ao mesmo período do ano anterior, quatro das cinco atividades investigadas apontaram taxas positivas e crescimento em 55,4% dos 166 tipos de serviços investigados.
Dentre os destaques positivos, o ramo de informação e comunicação apresentou a maior evolução (5,6%). Em contrapartida, os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-2,5%) exerceram a única influência negativa no período.
+"Enem dos Concursos": tudo o que você precisa saber para a prova deste domingo (18)
Na influência regional, 21 das 27 Unidades da Federação registraram expansão no volume de crescimento. O impacto mais importante veio de São Paulo (2,6%), seguido por Paraná (3,0%), Rio de Janeiro (1,4%), Minas Gerais (1,9%) e Santa Catarina (2,4%).
A principal influência negativa do mês foi o Rio Grande do Sul com uma queda de 14,5%, em relação a maio, em decorrência da tragédia climática que assolou o estado.