Trump afirma que tarifa de 100% para produtos chineses não é sustentável e que negociações devem continuar
Presidente dos Estados Unidos diz que medida é necessária diante da rigidez do governo chinês e mantém negociações com Xi Jinping

SBT News
com informações da Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (17) que a tarifa de 100% sobre produtos chineses não é sustentável para a economia norte-americana, mas que considera a medida necessária diante da postura inflexível de Pequim.
Em entrevista à Fox Business Network, Trump declarou: “Não é sustentável, mas é esse o número. Eles me forçaram a fazer isso”.
O impasse comercial entre as duas maiores potências econômicas do mundo se intensificou na semana passada, quando o governo norte-americano anunciou a elevação das tarifas a partir de 1º de novembro. A nova alíquota será somada aos 30% já em vigor, ampliando a tensão nas relações bilaterais.
Apesar da escalada nas tarifas, Trump disse que pretende se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, nas próximas semanas, para discutir alternativas que possam aliviar a pressão econômica entre os dois países. O encontro deve ocorrer na Coreia do Sul.
Em reação às medidas, o governo chinês ampliou o controle sobre a exportação de terras raras, produtos estratégicos visados pelos Estados Unidos.
A missão da China na Organização Mundial do Comércio (OMC) acusou ainda Washington de enfraquecer o sistema de comércio multilateral baseado em regras desde que o novo governo norte-americano assumiu o cargo em 2025.
+ Líder do golpe de Estado em Madagascar, Randrianirina toma posse como presidente