Economia

Preços para o Dia dos Namorados sobem mais de 5% e consumidores antecipam comemorações

Entre os maiores vilões da inflação estão os restaurantes, com aumento de 5,38%

,
• Atualizado em

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) mostrou que o custo médio de produtos ligados ao Dia dos Namorados subiu 4,02% no último ano.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Os serviços, que envolvem a maior parte das comemorações, ficaram ainda mais caros: aumento de 5,37%. Entre os maiores vilões da inflação estão os restaurantes, com aumento de 5,38%; salões de beleza, com 8%; teatros, com 6%; e hotéis, com 3,57%.

Segundo Matheus Dias, economista da FGV IBRE, essa elevação está diretamente relacionada à concentração da demanda, que "se concentra muito em um ou dois dias, o que faz os preços subirem. Antecipar a comemoração é bem melhor", explica.

Essa mudança de comportamento tem movimentado os restaurantes, que, apesar da alta de preços, registram aumento na procura antes mesmo da data oficial.

Rafael Salles, gerente de marketing de um restaurante no Rio, conta que o hábito se repete ano após ano e que os clientes têm buscado cada vez mais garantir a vaga com antecedência, mostrando que todo dia é celebrar o amor.

Últimas Notícias