Tebet diz acreditar que Banco Central tem condições de cortar juros até janeiro
Segundo a ministra do Planejamento e Orçamento, equipe econômica do governo afirma ser possível atingir centro da meta de inflação, de 3%, no próximo ano

SBT News
com informações da Reuters
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta quarta-feira (12) acreditar que o Banco Central (BC) tem condições de cortar a taxa básica de juros Selic até janeiro de 2026.
"Eu tenho certeza que, a partir de agora, o Banco Central tem todas as condições de antecipar a queda de juros no Brasil. Acredito que pode ser na próxima reunião, se não na próxima reunião, já em janeiro do ano que vem", disse ela em entrevista à CNN Brasil.
+ BC não deu sinal sobre o que fará no futuro e seguirá dependente de dados, diz Galípolo
Segundo ela, a equipe econômica acredita ser possível atingir o centro da meta de inflação de 3% no próximo ano.
Na semana passada, o BC manteve a Selic em 15% ao ano e pregou a manutenção desse nível por período longo para atingir a meta sem apresentar sugestões sobre cortes à frente, contrariando pressões vindas de outras autoridades do governo, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O presidente do BC, Gabriel Galípolo, disse nesta quarta que a autarquia não deu qualquer sinalização recente de que baixará a Selic num futuro próximo. "Se por acaso você entendeu que alguma questão da nossa comunicação foi um sinal sobre que o Banco Central pode vir a fazer no futuro, você entendeu errado", declarou, em evento em São Paulo.
Para ele, "todo mundo pode brigar com o BC, mas o BC não pode brigar com os dados".









