Taxa de desemprego no Brasil vai a 6,5% em janeiro, diz IBGE
Ao todo, 7,2 milhões de pessoas estão sem emprego no país

Vinícius Nunes
A taxa de desemprego no Brasil subiu para 6,5% no trimestre encerrado em janeiro, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No trimestre anterior, encerrado em dezembro de 2024, a taxa foi de 6,2%.
Com um aumento de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, o país tem agora 7,2 milhões de desempregados. Em comparação ao mesmo período de 2024, houve uma queda vertiginosa de 13,1% (menos 1,1 milhão de pessoas).
+ Brasil cria mais de 137 mil vagas de emprego em janeiro, diz Ministério do Trabalho
A Pnad Contínua considera uma pessoa desempregada aquela de 14 anos ou mais que não está trabalhando e que está à procura de oportunidades.
Nessa quarta (26), o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que mostram que o país criou 137.303 vagas de emprego formal – aquelas com carteira assinada – em janeiro.
+ Entenda o que muda no saque-aniversário do FGTS e como garantir acesso ao saldo
A quantidade de trabalhos formais criados no período é 20,7% menor se comparado ao mesmo mês de 2024, quando o governo registrou 173 mil vagas de emprego. No entanto, o número é mais alto do que em dezembro, quando o país teve saldo negativo de 535.547 postos com carteira assinada.