Receita Federal alerta para fraudes e golpes com aplicativos falsos do Imposto de Renda
Contribuintes devem checar o desenvolvedor do aplicativo antes de instalar; governo reforça que nunca solicita dados pessoais ou bancários via mensagens ou ligações
Com o período de recebimento das declarações de Imposto de Renda (IRPF) 2024 já em vigor desde o dia 15 de março, a Receita Federal (RF) fez um alerta à população sobre o risco de novos golpes. Criminosos se aproveitam do período para induzir pessoas a instalar aplicativos falsos que roubam dados do contribuinte.
+Receita abre prazo para declarar Imposto de Renda; veja como fazer
O Fisco divulgou que e-mails e mensagens telefônicas estão sendo usados por golpistas para infectar celulares e computadores com softwares maliciosos; eles são projetados para simular operações da Receita enquanto vasculham informações pessoais e bancárias.
Os infratores conseguem, inclusive, disponibilizar os aplicativos falsos nas mesmas lojas que os oficiais (Google Play, do Android, e App Store, do iOS), o “leão” avisou que os pagadores de impostos devem verificar o desenvolvedor do programa.
O desenvolvedor “Meu Imposto de Renda” oficial da Receita se chama "Serviços e Informações do Brasil", o mesmo de outras plataformas do governo federal como do “Cadastro Único” e “ID Jovem”.
Você pode baixar os aplicativos mobile para celulares Android ou para celulares da Apple, com sistema iOS. Se optar por fazer a declaração via Programa Gerador de Declaração (PGD), baixe no site oficial da Fazenda.
Também é possível realizar a prestação de maneira online. Em todos os casos, com exceção do programa para computador (o PGD), é preciso ter uma conta Gov.br ativa.
O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do Governo (CTIR Gov) “enfatiza que todas as informações, orientações e programas referentes ao IR estão publicados exclusivamente no endereço oficial da Receita Federal do Brasil”.
O CTIR Gov reforça ainda que nunca os órgãos federais nunca solicitam informações de documentos pessoais ou dados bancários via aplicativos de mensagem (WhatsApp, Telegram e SMS).
+Saiba como baixar o aplicativo do Imposto de Renda, para ficar em dia com o "Leão"
+Receita recebe 2,4 milhões de declarações do Imposto de Renda em três dias
No aplicativo
Quando você acessar o app, após a tela de carregamento do programa, serão solicitadas as credenciais de login de sua conta Gov.BR ativa. Caso não tenha, a plataforma irá direcionar para a criação de uma.
Já dentro da aplicação, você verá uma lista com as declarações anteriores, onde o IRPF 2024 estará como pendente. No aplicativo, ao selecionar, você poderá optar pela forma completa ou simplificada de preenchimento.
Insira todos os dados solicitados da modalidade que escolheu (verifique se todos os campos estão como "100%"). Após preenchida, a declaração ficará em processamento. Depois disso, fica em análise e, por fim, depois de cerca de 72 horas, "em fila de restituição".
No mesmo aplicativo encontram-se as opções:
- para autorizar acesso de terceiros a sua declaração;
- carnê-leão (forma de recolhimento mensal de imposto de renda de pessoas físicas do Brasil);
- consultar restituição;
- comunicar saída definitiva do país;
- simular alíquota efetiva do IR;
- apurar rendimentos recebidos.