Procon-SP encontra diferença de até 84% em preços de repelentes em farmácias
Procura pelo produto vem aumentando devido ao rápido crescimento de casos de dengue no país
Um levantamento feito pelo Procon-SP constatou diferenças significativas entre os preços de repelentes contra insetos em farmácias no estado. A procura pelo produto vem aumentando nas últimas semanas devido ao rápido crescimento de casos de dengue, atualmente em mais de 555 mil. Em relação aos óbitos, o número chega a 94.
+ Quais repelentes posso usar contra o mosquito da dengue?
Com o aumento da procura, os especialistas do Procon-SP constataram reajustes em média de 15,78% no preço dos repelentes, quando comparado ao mês de dezembro de 2023. A maior diferença (84,19%) foi registrada no Repelente OFF Family de 200 ml - Loção, vendido por R$ 35,99 em algumas farmácias e por R$ 19,54, em outras.
“A grande diferença de preços entre estabelecimentos aponta para a necessidade de o consumidor pesquisar bastante antes de comprar seus produtos, ainda mais em um período de elevada demanda e considerando que não há tabelamento de preços no país. Compre somente em sites seguros”, recomendou o Procon-SP.
+ Saiba quais são os medicamentos contraindicados quando há suspeita de dengue
Além da comparação de preços, o órgão orientou atenção aos rótulos dos produtos. Isso porque alguns repelentes têm restrição de idade, não sendo recomendados para crianças menores de dois anos - caso dos itens com DEET (composto químico) com concentração maior de 10%. No rótulo, também é possível verificar se o produto é composto de algum possível fator alergênico.