Saiba quais são os medicamentos contraindicados quando há suspeita de dengue
Especialista reforça a importância de evitar remédios que aumentem os riscos de sangramento no paciente
Em meio a alta de casos de dengue, é importante redobrar a atenção para os medicamentos que não devem ser tomados por pessoas que estão com suspeita da doença.
+ Reinfecção pela dengue: Pegar doença pela segunda vez pode causar quadro grave, afirma infectologista
Um dos possíveis sintomas da doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti é o sangramento interno. Por isso, de acordo com a infectologista Claudia Murta, é importante evitar medicamentos que possam aumentar os riscos de hemorragia no paciente.
+ Brasil ultrapassa 500 mil casos prováveis de dengue em 2024
"Principalmente medicamentos que contenham ácido acetil acetilsalicílico e medicações que tenham anti-inflamatório, como diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e naproxeno. Isso porque eles podem aumentar o risco da pessoa ter uma hemorragia, sangramento. E nós sabemos que os casos de dengue mais graves têm sangramentos”, explica a especialista.
+ Procon-SP diz que vai acompanhar preços de repelentes e planos de saúde em meio à crise de dengue
+ Quais repelentes posso usar contra o mosquito da dengue?
A infectologista reforça a recomendação para quem foi diagnosticado com a infecção é repousar, ingerir bastante líquido e não tomar medicamentos por conta própria, pois alguns deles podem tornar o quadro ainda mais perigoso. “
Quais remédios quem tem dengue pode tomar?
Para amenizar dor e febre, são receitados fármacos com paracetamol ou dipirona. “Eles são recomendados tanto pelo Ministério da Saúde como pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devido ao perfil de segurança”, aponta Melissa.
+ Fiocruz dobra produção de testes de dengue a pedido do Ministério da Saúde
Já para tratamento de enjoo e vômito, a infectologista sugere o uso de qualquer antiemético, como metoclopramida e bromoprida, por exemplo. Mas não se esqueça: quem vai oferecer a melhor opção de acordo com as características do indivíduo é o médico. Não deixe de pedir orientação a um especialista antes de consumir qualquer medicamento.