Pivotando: De "marketeiro de batata-frita" a escritor e educador, a trajetória e o propósito de João Branco
O ex-vice-presidente de Marketing do McDonald's conversou com João Kepler no 30º episódio do videocast do SBT News; assista!
"A minha conclusão foi que eu gosto muito de falar de marketing, eu gosto muito de falar de McDonald's, de batata-frita, mas que eu gosto ainda mais de falar: cara, até um marketeiro de batata-frita consegue ver propósito no seu trabalho, você consegue também", ponderou João Branco, ao refletir sobre sua trajetória, em conversa com João Kepler, no 30º episódio do Pivotando.
Considerado um dos dez melhores CMOs (sigla para Chief Marketing Officer, equivalente a um diretor de Marketing) pela Forbes, em 2021, e um dos três maiores líderes de Marketing do Brasil, pelo Prêmio Caboré, dentre inúmeros outros prêmios, João Branco abriu mão da carreira como executivo para se dedicar a um novo ofício. "Hoje, eu sou um educador, um treinador, um professor, como eu falo para o meu filho", esclareceu.
Após passagens por multinacionais como a P&G e a Ferrero, e nove anos à frente da vice-presidência de Marketing do McDonald's - nos quais capitaneou a revitalização da marca no Brasil, transformando-a, entre outras ações, em apenas "Méqui" -, João Branco contou que, em 2022, após um profundo exercício de autoconhecimento, com a ajuda de um coach, decidiu "pivotar" sua trajetória, para investir seu tempo e energia não apenas em uma nova profissão, mas em seu real propósito.
"Tanto executivos quanto empreendedores trabalham muito. Executivo de alta performance, empreendedor que está tocando seu próprio negócio gasta mais da metade do tempo acordado, empenhado, com certeza, naquele negócio. E a hora que a gente vê, o tempo faz assim, e já faz 25 anos que eu trabalho. O que eu fiz com esses 25 anos, que foram os anos em que eu fui mais produtivo na vida? O que eu fiz com esse tempo?", indagou o convidado.
"O trabalho é o lugar onde você vai passar metade do seu tempo acordado, desfrutando metade desse presentão que Deus te deu, chamado vida, colocando aquilo que você percebeu, ao longo da sua vida, que você sabe fazer bem, a serviço do outro, que precisa de você", argumentou João Branco.
Desta reflexão, nasceu o seu primeiro livro, "Dê Propósito", listado dez vezes entre os mais vendidos do país, e seu novo empreendimento: difundir conhecimento, por meio de palestras, mentorias e artigos, para ajudar profissionais e empreendedores a encontrarem os seus próprios propósitos.
+ Pivotando: "Não procrastine o futuro", aconselham Túlio Mêne e Nilio Portella
"Primeiro, comece o dia com a intenção certa. Você é CEO, você é dono de um grane negócio, você é uma empresária, você é um recepcionista, uma médica, uma manicure, um cantor, um advogado... não interessa. Comece o dia falando assim: hoje, qual é o meu trabalho? Meu trabalho é servir, ajudar, amar ao próximo, com aquilo que eu aprendi que eu sei fazer bem; e eu vou trabalhar com essa intenção", aconselhou. "Segunda dica: lembra, o dia inteiro, que as pessoas precisam do que você faz. Eu preciso do seu trabalho.[...] E a terceira dica: se você vai trabalhar com a intenção certa, e se você lembra que a pessoa precisa de você, dê o seu melhor".
"O trabalho não é o lugar onde você vai trocar tarefa feita por salário pago; não é o lugar onde você vai alugar seu cérebro em troca de dividendo", destacou João Branco.
Além de reflexões sobre carreira e propósito, o convidado também deixou algumas dicas para empreendedores que precisam melhorar o marketing de suas empresas. Para ele, o segredo está em uma abordagem menos marketeira - um conceito que explora em seu último livro, "Desmarketize-se: O novo marketing não parece marketing". "Hoje, a maior parte do meu público, nas minhas aulas, é o público empreendedor. O erro mais comum que eu vejo é, primeiro, não saber quem é o seu consumidor. [...] A pessoa precisa do que? Quem é essa pessoa. Esse é o primeiro passo. O segundo passo: o que você oferece para ela?", indicou. "Agora, se eu fosse deixar uma dica também curiosa, para um marketeiro, pessoal, eu diria: faça menos marketing que parece marketing".
Assista ao bate-papo completo com o escritor, educador e palestrante, João Branco, no 30º episódio do Pivotando:
O videocast Pivotando, com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.