Publicidade

Pivotando: De "marketeiro de batata-frita" a escritor e educador, a trajetória e o propósito de João Branco

O ex-vice-presidente de Marketing do McDonald's conversou com João Kepler no 30º episódio do videocast do SBT News; assista!

Pivotando: De "marketeiro de batata-frita" a escritor e educador, a trajetória e o propósito de João Branco
Publicidade

"A minha conclusão foi que eu gosto muito de falar de marketing, eu gosto muito de falar de McDonald's, de batata-frita, mas que eu gosto ainda mais de falar: cara, até um marketeiro de batata-frita consegue ver propósito no seu trabalho, você consegue também", ponderou João Branco, ao refletir sobre sua trajetória, em conversa com João Kepler, no 30º episódio do Pivotando.

Considerado um dos dez melhores CMOs (sigla para Chief Marketing Officer, equivalente a um diretor de Marketing) pela Forbes, em 2021, e um dos três maiores líderes de Marketing do Brasil, pelo Prêmio Caboré, dentre inúmeros outros prêmios, João Branco abriu mão da carreira como executivo para se dedicar a um novo ofício. "Hoje, eu sou um educador, um treinador, um professor, como eu falo para o meu filho", esclareceu.

+ Pivotando: "Educação para um país não deveria ser prioridade, tem que ser premissa", defende Daniel Castanho

Após passagens por multinacionais como a P&G e a Ferrero, e nove anos à frente da vice-presidência de Marketing do McDonald's - nos quais capitaneou a revitalização da marca no Brasil, transformando-a, entre outras ações, em apenas "Méqui" -, João Branco contou que, em 2022, após um profundo exercício de autoconhecimento, com a ajuda de um coach, decidiu "pivotar" sua trajetória, para investir seu tempo e energia não apenas em uma nova profissão, mas em seu real propósito.

"Tanto executivos quanto empreendedores trabalham muito. Executivo de alta performance, empreendedor que está tocando seu próprio negócio gasta mais da metade do tempo acordado, empenhado, com certeza, naquele negócio. E a hora que a gente vê, o tempo faz assim, e já faz 25 anos que eu trabalho. O que eu fiz com esses 25 anos, que foram os anos em que eu fui mais produtivo na vida? O que eu fiz com esse tempo?", indagou o convidado.

"O trabalho é o lugar onde você vai passar metade do seu tempo acordado, desfrutando metade desse presentão que Deus te deu, chamado vida, colocando aquilo que você percebeu, ao longo da sua vida, que você sabe fazer bem, a serviço do outro, que precisa de você", argumentou João Branco.

Desta reflexão, nasceu o seu primeiro livro, "Dê Propósito", listado dez vezes entre os mais vendidos do país, e seu novo empreendimento: difundir conhecimento, por meio de palestras, mentorias e artigos, para ajudar profissionais e empreendedores a encontrarem os seus próprios propósitos.

+ Pivotando: "Não procrastine o futuro", aconselham Túlio Mêne e Nilio Portella

"Primeiro, comece o dia com a intenção certa. Você é CEO, você é dono de um grane negócio, você é uma empresária, você é um recepcionista, uma médica, uma manicure, um cantor, um advogado... não interessa. Comece o dia falando assim: hoje, qual é o meu trabalho? Meu trabalho é servir, ajudar, amar ao próximo, com aquilo que eu aprendi que eu sei fazer bem; e eu vou trabalhar com essa intenção", aconselhou. "Segunda dica: lembra, o dia inteiro, que as pessoas precisam do que você faz. Eu preciso do seu trabalho.[...] E a terceira dica: se você vai trabalhar com a intenção certa, e se você lembra que a pessoa precisa de você, dê o seu melhor".

"O trabalho não é o lugar onde você vai trocar tarefa feita por salário pago; não é o lugar onde você vai alugar seu cérebro em troca de dividendo", destacou João Branco.

Além de reflexões sobre carreira e propósito, o convidado também deixou algumas dicas para empreendedores que precisam melhorar o marketing de suas empresas. Para ele, o segredo está em uma abordagem menos marketeira - um conceito que explora em seu último livro, "Desmarketize-se: O novo marketing não parece marketing". "Hoje, a maior parte do meu público, nas minhas aulas, é o público empreendedor. O erro mais comum que eu vejo é, primeiro, não saber quem é o seu consumidor. [...] A pessoa precisa do que? Quem é essa pessoa. Esse é o primeiro passo. O segundo passo: o que você oferece para ela?", indicou. "Agora, se eu fosse deixar uma dica também curiosa, para um marketeiro, pessoal, eu diria: faça menos marketing que parece marketing".

Assista ao bate-papo completo com o escritor, educador e palestrante, João Branco, no 30º episódio do Pivotando:

O videocast Pivotando, com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

Pivotando
entrevista
podcast
videocast
João Kepler
marketing
Empreendedorismo
empresas
Negócios
João Branco
McDonald’s

Últimas notícias

Tribunal julga nesta segunda (20) ação decisiva contra Assange

Tribunal julga nesta segunda (20) ação decisiva contra Assange

Corte britânica analisa garantias dos EUA para extradição. Lula defende ativista nas redes sociais
Justiça determina vistoria de pet shop em que animais morreram afogados em Porto Alegre

Justiça determina vistoria de pet shop em que animais morreram afogados em Porto Alegre

Decisão tem como objetivo verificar existência de animais ainda vivos no local; loja disse que animais não sobreviveram à enchente
Elenco do SBT recebe pessoalmente doações para o Rio Grande do Sul

Elenco do SBT recebe pessoalmente doações para o Rio Grande do Sul

Patrícia Abravanel e Ratinho estiveram neste domingo (19) na sede da emissora para campanha de ajuda às vítimas das enchentes
O que é ser nômade digital? Milhões de pessoas já adotaram estilo de vida; entenda

O que é ser nômade digital? Milhões de pessoas já adotaram estilo de vida; entenda

Consultoria de imigração traçou o perfil do universo de trabalhadores sem endereço fixo, que movimenta 800 bilhões de dólares por ano
Medicamentos de alto custo, como o Ozempic, entram na mira de criminosos em SP

Medicamentos de alto custo, como o Ozempic, entram na mira de criminosos em SP

Bandidos foram presos neste sábado com 17 mil reais, além dos medicamentos roubados; um deles rouba remédios há pelo menos cinco anos
Pequenos produtores precisarão recomeçar do zero no Rio Grande do Sul

Pequenos produtores precisarão recomeçar do zero no Rio Grande do Sul

Além da perda de máquinas e lavouras, agricultores têm que lidar com a umidade nos produtos já colhidos e rejeitados pelas indústrias do setor
"A necessidade não vai parar quando a água baixar"

"A necessidade não vai parar quando a água baixar"

Patrícia Abravanel, Cesar Filho, Danilo Gentili e outros nomes do elenco do SBT participam de campanha de doações para vítimas no Rio Grande do Sul
Maioria dos pacientes com dor no peito têm doenças pré-existentes, revela pesquisa

Maioria dos pacientes com dor no peito têm doenças pré-existentes, revela pesquisa

Diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas; pesquisa ainda indica uma piora entre os pacientes que convivem com a poluição do ar
Roque é internado com sangramento intracraniano

Roque é internado com sangramento intracraniano

Estado de saúde do diretor de auditório do SBT é estável e ele deve passar por mais exames na segunda (20)
Ucranianos se acostumam a viver com alerta de ataques após 2 anos de guerra

Ucranianos se acostumam a viver com alerta de ataques após 2 anos de guerra

Entre um bombardeio e outro, Odessa, uma das cidades mais visadas pelos russos, tenta seguir em frente
Publicidade
Publicidade