Pivotando: Conheça a trajetória de Marcelo Cherto, o pioneiro das franquias no Brasil
O fundador e presidente do Grupo Cherto conversou com João Kepler no 39º episódio do videocast do SBT News; assista!
"Eu insisto em ser otimista, João. Eu não consigo ser pessimista", destacou o empresário Marcelo Cherto, em conversa com João Kepler, no 39º episódio do Pivotando. "Acho que a gente tem que acreditar. Dificuldade, tem. Eu passei por dificuldades, você também. Você quebrou, eu quebrei. Acho que isso faz parte. Mas, a gente tem que acreditar, e acreditar acima de tudo em nós mesmos", acrescentou.
Fundador da primeira consultoria especializada em franchising da América Latina, em 1986, o presidente do Grupo Cherto contou sobre sua trajetória profissional e os desafios de introduzir o modelo de franquias no país. "Eu já propus, inclusive - mas, não toparam -, montar um seminário inteiro, um evento, para falar do que deu errado, porque eu aprendi muito mais com meus erros do que com meus acertos. E como eu sou consultor, eu tenho a grande vantagem de que eu aprendo muito com os erros dos outros, porque eu estou lá vivendo, mas não é o meu 'que está na reta'", observou Marcelo Cherto, que também está por trás da criação da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Ao longo do bate-papo, o empresário, que é considerado uma das maiores autoridades no assunto, falou sobre as vantagens e desvantagens de franquear um negócio. "Em princípio, todo negócio é franqueável, desde que você tenha um mínimo de experiência naquele negócio. Você tem que conhecer as variáveis que determinam o sucesso ou o fracasso do negócio. Então, é muito difícil que você, com dois meses operando a tua empresa, você já saiba o que dá certo e o que não dá certo", explicou Cherto. "Realmente entender o modelo de negócio como um todo, o que determina o sucesso ou o fracasso daquele negócio, porque é isso que você vai franquear. A marca é um acessório importantíssimo, mas é só um acessório".
Marcelo Cherto: "Todo negócio nasce de um problema. Só existe negócio se alguém tiver um problema para ser resolvido"
Já para quem quer começar a empreender adquirindo uma franquia, Cherto fez um alerta: "Acima de tudo é se informar, é buscar informação. Uma coisa que eu tenho visto alguns franqueadores até exigirem dos seus franqueados é fazer o Empretec, do Sebrae. O Empretec é um curso excelente. Não é um curso que vai te ensinar a gerir, ele vai ensinar você a pensar como empreendedor e, inclusive, se ser empreendedor é a tua praia ou não é".
"A grande vantagem [de empreender com franquias] é você adquirir a experiência de alguém", ponderou o empresário. "Você entra em um negócio no qual, no primeiro dia, você já tem 10 anos, 15 anos, 30 anos de experiência. Você já tem experiência não só do franqueador, mas a experiência da rede inteira que já se formou. Você é mais um franqueado ali, e você pode perguntar para os outros, questionar os outros, aprender com os outros. Tem muita troca, o sistema de franquias é um sistema que se retroalimenta com os próprios franqueados".
Para além do mundo das franquias e dos negócios, Marcelo Cherto também deixou alguns conselhos adquiridos ao longo de sua carreira. "Não perca seu tempo tentando resolver os problemas que não estão ao seu alcance. Não está ao seu alcance resolver. Foca naquilo que você pode fazer", alertou o empresário.
Marcelo Cherto: "Não deixe que aquilo que você não consegue fazer impeça você de fazer aquilo que você consegue fazer. Faça o que você consegue, faça o que está ao seu alcance e faça o melhor que você puder".
Assista ao bate-papo completo com o fundador e presidente do Grupo Cherto, Marcelo Cherto, no 39º episódio do Pivotando:
O videocast Pivotando, com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.