Publicidade
Economia

Pivotando: "Empreender também é comprando uma franquia", defende José Carlos Semenzato

Conhecido como o "Rei das Franquias", o fundador da SMZTO conversou com João Kepler no 6º episódio do videocast do SBT News; assista!

Imagem da noticia Pivotando: "Empreender também é comprando uma franquia", defende José Carlos Semenzato
José Carlos Semenzato e João Kepler
• Atualizado em
Publicidade

"As pessoas têm quase que uma visão única de que empreender é você criar algo do zero", ponderou José Carlos Semenzato, ao avaliar toda sua trajetória como empresário, em conversa com João Kepler, no 6º episódio do 'Pivotando'. Apesar de ter iniciado sua jornada como empreendedor a partir de um novo negócio - com a fundação da Microlins, em 1990 -, foi no franchising que Semenzato consolidou seu império.

Hoje, conhecido no mercado como "O Rei das Franquias", o fundador e presidente da SMZTO - holding detentora de marcas como Espaço Laser, Instituto Embelleze, Oakberry e L'Entrecôte de Paris -, Semenzato defendeu o modelo de negócio como uma forma segura e assertiva para quem quer começar a empreender, visto que, por se tratar de uma empresa já estruturada, o risco do investimento pode ser mitigado em até 50%.

"As pessoas têm quase que uma visão única de que empreender é você criar algo do zero. Hipoteticamente, você montar uma startup, você começar um negócio empreendendo você sozinho, do zero. Empreender também é comprando uma franquia".

Para Semenzato, além da segurança, a franquia também oferece algumas vantagens estratégicas que quem não tem muita experiência de mercado: "os erros todos ficaram para trás já, agora, são só as melhores práticas do que já deu certo. O consumidor totalmente alinhado com a proposta de valor, com preço, com manual de marketing, manual de montagem, fornecedores já homologados, cadeia de distribuição toda desenvolvida... então, isso facilita muito a vida de quem compra uma franquia".

O empresário, no entanto, enfatizou que, mesmo tratando-se de um negócio já validado, é essencial que o empreendedor faça um profundo estudo de mercado e, principalmente, invista em conhecimento. "Independente de ser o seu primeiro negócio, independente de ser uma startup, faça muito planejamento prévio. Vai pesquisar o mercado, vai ver quanto custa", ele aconselhou.

"Só aconteceu a Microlins porque eu estava preparado. As pessoas querem que o sucesso venha, elas querem que as coisas aconteçam, mas elas não estão preparadas. (...) As pessoas precisam estar preparadas para que a oportunidade chegue! Porque vai chegar a sua oportunidade, mais dia menos dia, e você não vai estar pronto!"

Preparo, atenção ao mercado e resiliência, três fatores que nortearam a trajetória de José Carlos Semenzato, da criação da Microlins à fundação da principal 'private equity' de franquias do Brasil, e que podem ser a chave tanto para quem ainda está começando sua jornada no empreendedorismo, quanto para empresários que estão precisando "pivotar" seus negócios.

"A pergunta e a reflexão é: será que você não está precisando reinventar, dar um freio, dar um break, dar uma parada no seu negócio agora, e recomeçar, reavaliar? Será que você fazendo há 5 anos, 10 anos, não está vencido, do ponto de vista de relacionamento com o consumidor? Não está vencido do ponto de vista de precificação? Tudo isso faz muita diferença. Então, você não leve o seu momento de dificuldade como o final do seu negócio. Mas, sim, um ponto de parada e reflexão, veja se tem novos caminhos", refletiu Semenzato.

"Nem sempre o fato de você estar passando por uma dificuldade é o fim. (...) Tem solução. Você pode tudo, pode ter certeza. Depende só de você querer dar essa virada na sua vida", concluiu José Carlos Semenzato.

Assista ao bate-papo completo com o empresário José Carlos Semenzato no 6º episódio do 'Pivotando':

O videocast 'Pivotando', com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.

Confira todos os episódios do Pivotando:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade