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Economia

PicPay triplica lucro no 1º semestre e atinge R$ 208 milhões

Receita cresce 91% e chega a R$ 4,5 bilhões; transações digitais representam 82% das transações bancárias dos brasileiros

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PicPay - Reprodução
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O PicPay triplicou o lucro líquido no primeiro semestre de 2025, passando de R$ 61,8 milhões para R$ 208,4 milhões em relação ao mesmo período do ano passado. A receita chegou a R$ 4,5 bilhões, um salto de 91%.

Os números já representam cerca de 80% do resultado de 2024, quando o banco digital registrou R$ 252 milhões de lucro e R$ 5,6 bilhões de receita.

Até junho, o aplicativo tinha 64 milhões de contas, um crescimento anual de 13%. A receita média por cliente ativo foi de R$ 60,50, 76% maior que em 2024. O custo de servir ficou em R$ 19, o menor do mercado.

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Avanço em crédito e carteira digital

A originação de empréstimos atingiu R$ 4,7 bilhões, crescimento de 60%. A carteira de crédito totalizou R$ 16 bilhões, quase três vezes maior que em 2024.

Deste total, 45% são produtos com garantia, como consignado, antecipação do FGTS e o novo Crédito do Trabalhador, que sozinho superou R$ 1,5 bilhão no segundo trimestre.

As linhas sem garantia, como empréstimo pessoal e cartão, somaram R$ 8,8 bilhões, também quase três vezes mais que no ano passado. A inadimplência está controlada e o índice de provisão da carteira era de 284% em junho.

Além do crescimento no varejo, o PicPay tem avançado no atendimento a empresas. No segundo trimestre, o volume transacionado em adquirência subiu 52%, para R$ 14 bilhões.

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82% das transações bancárias no Brasil são feitas por canais digitais

82% das transações bancárias realizadas pelos brasileiros em 2024 ocorreram por canais digitais, como celular e internet banking. Do total de 208,2 bilhões de transações feitas no ano passado por meio dos diferentes canais das instituições financeiras — um crescimento de 8% em relação a 2023 —, 75% foram feitas pelo celular.

Os dados são do 2º volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2025 (ano-base 2024).

O levantamento mostra que os canais digitais se consolidaram como o principal meio de relacionamento financeiro. Esse avanço foi puxado principalmente pelo mobile banking, que registrou 155 bilhões de transações no período — 20 bilhões a mais do que em 2023, o que representa um crescimento de 15%.

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