Número de leilão de imóveis cresce em 2024 e representa risco para endividados
Mais de 50 mil imóveis foram leiloados pela Caixa, quase o dobro de 2023

SBT Brasil
Responsável por 70% dos financiamentos imobiliários no país, a Caixa Econômica Federal levou a leilão mais de 50 mil imóveis em 2024, quase o dobro do registrado no ano anterior. Entre as motivações para o aumento, está a dificuldade que os brasileiros têm enfrentado para quitar as dívidas.
Para a advogada Silvia Rigatti, o sonho da casa própria, por pouco, não virou um pesadelo. Ela mora em um apartamento na área nobre da Zona Sul de São Paulo há 25 anos, mas depois de passar por um divórcio, a situação financeira apertou e as parcelas do imóvel começaram a pesar.
"Foi um momento muito difícil porque eu busquei em várias instituições financeiras tradicionais recursos pra liquidar esses débitos, que se tornaram execuções", conta.
+ Mais de 60% dos brasileiros acham que Lula não deve se candidatar à reeleição, aponta Ipec
Com o apartamento quase indo a leilão, Silvia decidiu vender o imóvel para quitar os débitos e continuar morando nele como inquilina. A operação foi feita com uma empresa especializada nesse tipo de transação.
"Hoje eu permaneço no imóvel com prazo determinado no contrato para que eu possa recomprá-lo e isso fez com que eu reorganizasse toda a minha vida financeira para que num futuro breve eu faça essa recompra", explica a advogada.
Para a economista da Fundação Getúlio Vargas Ana Maria Castelo, o número alto de brasileiros perdendo casas que vão para leilão é reflexo direto da inadimplência.
+ 14 estados atingiram a menor taxa de desemprego em 2024, diz IBGE
"É fundamental uma organização financeira, organizar suas despesas, aquelas essenciais, as que não são, as que podem ser postergadas. Claro que em uma situação extrema, por exemplo, quando você perde o emprego, por exemplo, uma coisa fundamental é negociar com o agente financeiro, o condomínio, ou o município, no caso dos impostos, e na ultima etapa você vender o seu imóvel, em vez de dispor para o agente com quem você tem a dívida", observa.