Economia

Mais de 40 milhões de trabalhadores simulam empréstimo consignado em 3 dias

Já foram liberados 11 mil empréstimos, segundo o Ministério do Trabalho

Imagem da noticia Mais de 40 milhões de trabalhadores simulam empréstimo consignado em 3 dias
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Em três dias após o lançamento, o programa Crédito do Trabalhador, do governo federal, registrou 40,1 milhões de simulações, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

De acordo com os números da pasta, das 4,5 milhões de solicitações foram feitas aos bancos parceiros, mais de 11 mil contratos foram fechados até este domingo (23).

A nova linha de crédito, que já existe para servidores públicos e aposentados, é destinada aos empregados com carteira assinada. Cerca de 47 milhões de pessoas devem se beneficiar com a medida, segundo o governo.

O programa foi lançado na última sexta-feira (21).

Como funciona

Por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), o trabalhador tem a opção de requerer a proposta de crédito. Para isso, é preciso autorizar que as instituições financeiras habilitadas pelo Ministério do Trabalho acessem dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa.

A partir da autorização de uso dos dados, o trabalhador recebe as ofertas em até 24h e, após análise, se aprovado, pode fazer a contratação no canal eletrônico do banco.

As parcelas do empréstimo serão descontadas mensalmente na folha de pagamento – observada a margem consignável de 35% do salário. Há a possibilidade de utilizar até 10% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e os 40% da multa rescisória como garantia do pagamento do empréstimo, caso o trabalhador seja demitido.

Além da obtenção de crédito, há a possibilidade de migrar dívidas existentes para o novo modelo do consignado, com taxas de juros mais baixas.

Últimas Notícias