Economia

INSS antecipa pagamento de benefícios a afetados por tornado no Paraná

Cidade de Rio Bonito do Iguaçu foi a mais afetada pelo fenômeno, que danificou 90% dos imóveis

Imagem da noticia INSS antecipa pagamento de benefícios a afetados por tornado no Paraná
Tornado atingiu Rio Bonito do Iguaçu na última sexta-feira (7) | Valdelino Pontes/SECID

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) residentes de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, poderão solicitar a antecipação da sua renda mensal. A medida foi anunciada pelo Ministério da Previdência Social, como forma de auxiliar os moradores atingidos pelo tornado da última semana.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo a pasta, equipes do INSS serão enviadas ao município para prestar atendimento e orientar a população sobre como realizar o pedido. Lea Bressy, presidente substituta da instituição, afirmou que a renda antecipada deve permitir que os moradores encontrem um lugar para ficar e comprem alimentos.

Com ventos entre 180 km/h e 250 km/h, o tornado que atingiu o Paraná na última sexta-feira (7) provocou uma grande destruição na região central do estado, deixando pelo menos seis mortes e mais de 700 feridos. O maior dano ocorreu em Rio Bonito do Iguaçu, que teve 90% dos edifícios danificados, contabilizando ao menos 1.000 desalojados.

No domingo (9), o governo do Paraná disse estar trabalhando para destinar cerca de R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap) para auxiliar na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu. A expectativa é que cada família receba o valor de R$ 50 mil.

A destinação dos recursos depende de um decreto do governador Ratinho Jr. (PSD). O projeto de lei, já aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná, acelera o envio de dinheiro para a prefeitura ajudar diretamente as vítimas, seja com recursos para a reconstrução de casas ou a compra de itens essenciais, como comida, roupas e medicamentos.

Últimas Notícias