Ibovespa bate novo recorde e fecha acima dos 150 mil pontos; dólar tem leve alta
Índice acumula 22 recordes em 2025 e sobe 25% no ano; cenário externo e juros impulsionam otimismo do mercado

SBT Brasil
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, voltou a registrar recorde e encerrou o dia novamente acima dos 150 mil pontos. Apesar do desempenho positivo, o dólar teve leve alta e fechou cotado a R$ 5,40.
+ 13º salário: saiba quando será paga a primeira parcela e como calcular o valor
Essa foi a primeira vez que o índice fechou acima dessa marca histórica, registrada inicialmente no pregão de ontem.
Em 2025, o Ibovespa já acumula 22 recordes e uma valorização de 25%. O índice começou o ano com 120 mil pontos e vem apresentando uma forte escalada desde então.
Entre os fatores que explicam o desempenho estão elementos internos e externos. A trégua na guerra comercial entre Estados Unidos e China, aliada à reaproximação diplomática entre os governos americano e brasileiro, trouxe maior otimismo ao mercado.
+ "Não tinha uma ordem de matança e houve a matança", diz Lula sobre megaoperação no Rio
Outro ponto que contribuiu foi a redução na taxa de juros dos Estados Unidos, que sofreu dois cortes em 2025. No Brasil, a taxa Selic permanece estável há mais de um ano. A diferença entre os dois indicadores torna os investimentos no Brasil mais atrativos devido ao maior retorno.
“O Ibovespa a 150 mil pontos ilustra a valorização de diversas empresas que compõem o índice. Neste ano, tivemos uma forte valorização de diferentes setores, o que resultou em um desempenho fantástico”, explicou Hênio Scheidt, gerente de produtos da B3.
“Consequentemente, isso gera mais investimento na economia, mais empregos, porque o mercado está olhando com otimismo. E esse cenário acaba trazendo impactos positivos na economia real”, completou o especialista.









