Haddad viaja à França para debater transição ecológica e a reforma do G20
Ministro da Fazenda embarca neste domingo (30) e volta a Brasília na quarta-feira (2); viagem será "preparação" para visita de Lula ao país em junho

Jésus Mosquéra
A viagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à França terá como foco principal a transição ecológica e a reforma do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana. O ministro parte neste domingo (30) e retorna a Brasília na quarta-feira (2).
+ Lula elogia Trump por mediação entre Rússia e Ucrânia: "Está no caminho certo"
O objetivo da visita é intensificar o diálogo econômico entre Brasil e França. Segundo o governo, a missão de Haddad inclui "preparar a viagem" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país, programada para junho. De acordo com o Ministério da Fazenda, as discussões estarão concentradas em reformas econômicas; cooperação multilateral e reestruturação financeira internacional, incluindo a reforma do G20 e sustentabilidade financeira e transformações ecológicas.
Sobre as reformas econômicas, Haddad apresentará a investidores e autoridades francesas oportunidades geradas pela reforma tributária brasileira, sancionada no ano passado e que começará a ser implementada gradualmente a partir de 2026.
+ Trump diz que não vai "demitir pessoas" por vazamento de plano de ataque
Pauta Ambiental
O ministro planeja abordar também o Plano de Transformação Ecológica do governo brasileiro, com destaque para a inclusão da sustentabilidade na política econômica. Um dos pontos de maior relevância será o Mecanismo de Financiamento das Florestas Tropicais (TFFF, na sigla em inglês), lançado na COP28 pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O programa tem como meta captar US$ 250 bilhões para investimentos na preservação de florestas tropicais. Haddad também discutirá a regulamentação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa, aprovado no final do ano passado, assim como sua integração ao mercado global de créditos de carbono.
+ Hamas aceita nova proposta de cessar-fogo com Israel
Compromissos oficiais
Haddad participará na segunda-feira (31) de uma conferência na universidade Sciences Po, em Paris, para debater os dez anos do Acordo de Paris. O evento será conduzido pelo filósofo ambiental Pierre Charbonnier e pela economista Laurence Tubiana, uma das principais negociadoras do tratado climático. Após a conferência, o ministro deve ser homenageado com um jantar na instituição.
Na terça-feira (1º), Haddad terá uma reunião bilateral com o ministro da Economia francês, Éric Lombard. Em seguida, almoçará com empresários franceses. Às 13h30, discursará na abertura dos Diálogos Econômicos Brasil–França.