Fazenda anuncia parceria com Serasa para renegociação de dívidas via Desenrola
Programa do governo federal apresentou impacto das mudanças recentes em número de beneficiários
SBT News
O Ministério da Fazenda anunciou, nesta quinta-feira (15), uma parceria entre o programa Desenrola Brasil e a Serasa. Agora, o beneficiário pode acessar as ofertas disponíveis via plataformas da empresa de análises financeiras (crédito e dívida).
+ "Desenrola" renegociou R$ 35 bilhões em dívidas e beneficiou 11,5 milhões de pessoas
Alexandre Ferreira, coordenador-geral de economia e legislação da Secretaria de Reformas Econômicas, justificou a novidade como uma tentativa de acessar novos endividados, expandindo o alcance do Desenrola. "O brasileiro não quer estar com o nome sujo", afirmou.
A mudança vem sendo testada desde a última sexta (9), mas já é responsável por um aumento na quantidade de acordos firmados com quem possui perfil Bronze no portal Gov.br. Anteriormente, 30% dos contratos acordados eram dessa faixa; após o dia 9, o número subiu para 38%.
+ Mais de 196 mil estudantes já foram beneficiados pelo Desenrola do Fies; veja como solicitar
Trata-se da segunda mudança realizada para beneficiar esse tipo de perfil. Em 29 de janeiro, o governo permitiu que essas pessoas realizassem a renegociação de forma parcelada. À época, houve um aumento de 11% nos contratos fechados.
A conta Gov.br é uma identificação que comprova quem está usando um sistema ou serviço público. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos.
+Rotativo do cartão de crédito passa a ter juros limitados a 100% da dívida; entenda
A conta Gov.br tem três níveis de segurança:
- Bronze, para acessar serviços digitais menos sensíveis;
- Prata, para acessar alguns serviços digitais;
- Ouro, para qualquer serviço digital, sem restrição de acesso.
Cerca de 12 milhões de endividados, em 5.545 municípios, foram beneficiados pelo Desenrola, segundo a Fazenda.
Ao todo, R$ 35 bilhões em dívidas foram renegociados em descontos que superam os 85% por montante. Na coletiva, o ministério também informou que 55% dos adeptos do programa são mulheres.
O Desenrola recebe interessados até 31 de março.