Dólar dispara e fecha a R$ 5,83 com escalada de guerra comercial
Principal fator para o salto da moeda americana foi o anúncio de retaliação feito pelo governo chinês nesta sexta-feira (4)

SBT News
O dólar teve alta de 3,68% nesta sexta-feira (4) e fechou o dia cotado a R$ 5,83, pressionado pela escalada da guerra comercial entre Estados Unidos e China, promovida pelo presidente norte-americano Donald Trump.
O principal fator para o salto da moeda americana foi o anúncio de retaliação feito pelo governo chinês, que vai aplicar uma tarifa de 34% sobre produtos importados dos Estados Unidos.
+ Trump prorroga prazo em 75 dias para venda do TikTok nos EUA
O aumento das tensões entre as duas maiores potências econômicas do mundo gerou receios sobre uma possível desaceleração global, o que afetou negativamente o desempenho das Bolsas de Valores em diversos países. O Ibovespa teve queda de 3%.
Retaliação chinesa
A China anunciou nesta sexta-feira (04) que vai impor uma tarifa de 34% sobre as importações de todos os produtos dos EUA a partir de 10 de abril.
A medida faz parte de uma série de retaliações após as tarifas anunciadas no chamado "Dia da Libertação" do presidente dos EUA, Donald Trump. A nova tarifa chinesa corresponde à taxa da tarifa “recíproca” dos EUA de 34% sobre as exportações chinesas, ordenada por Trump esta semana.