Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano pela quarta vez seguida
Comitê vê expectativas desancoradas, atividade resistente e pressões no mercado de trabalho, exigindo política monetária mais dura

Antonio Souza
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira (10) manter a taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano.
Esta é a quarta reunião consecutiva em que a taxa permanece no mesmo patamar.
A última alta da Selic foi em junho, quando passou de 14,75% para 15% ao ano. Desde então, a taxa foi mantida nas reuniões de julho, setembro e agora, em novembro. A decisão foi unânime entre os integrantes do comitê.
De acordo com o comunicado, os indicadores domésticos mostram uma moderação no ritmo de crescimento da economia, movimento já percebido no resultado mais recente do PIB.
Apesar da desaceleração, o mercado de trabalho segue resiliente e apresenta um dinamismo acima do esperado.
Os dados de inflação, tanto a medida cheia quanto os núcleos, indicam algum arrefecimento, mas ainda permanecem acima da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
A Selic é a taxa de juros utilizada pelo Banco Central como referência para aplicações financeiras e empréstimos bancários. Quando está em níveis elevados, tem como objetivo desacelerar a economia para conter a inflação.









