Publicidade
Economia

Banco Central mantém taxa básica de juros em 15%

Decisão do Comitê de Política Monetária confirmou expectativas do mercado; Copom cita pressão inflacionária

Imagem da noticia Banco Central mantém taxa básica de juros em 15%
Banco Central | Divulgação
Publicidade

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu manter a taxa Selic em 15% ao ano, após reunião encerrada nesta quarta-feira (17).

+ Fed corta juros pela primeira vez em 2025 e sinaliza novas reduções

A decisão não surpreendeu o mercado, já que, na ata da reunião de julho, o BC argumentou que manteria “uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado”, para conter a inflação.

"​O ambiente externo se mantém incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos. Consequentemente, o comportamento e a volatilidade de diferentes classes de ativos têm sido afetados, com reflexos nas condições financeiras globais. Tal cenário exige particular cautela por parte de países emergentes em ambiente marcado por tensão geopolítica", justificou o Copom.

Sobre o cenário doméstico, o Banco Central afirma que "o conjunto dos indicadores de atividade econômica segue apresentando, conforme esperado, certa moderação no crescimento, mas o mercado de trabalho ainda mostra dinamismo".

O Copom alega ainda que "a inflação cheia e as medidas subjacentes mantiveram-se acima da meta para a inflação".

O que é a taxa Selic?

A taxa Selic é o principal instrumento de política monetária do Banco Central. Ela influencia os juros cobrados em empréstimos, financiamentos e investimentos.

Quando a Selic sobe, o crédito fica mais caro, o consumo e os investimentos tendem a cair, o que ajuda a controlar a inflação. Por outro lado, a alta da Selic também pode desacelerar o crescimento econômico.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade