Economia

Aneel mantém bandeira verde para junho e conta de luz segue sem taxa extra

Decisão ocorre devido às condições favoráveis de geração de energia; cenário se mantém há 26 meses consecutivos

C
Camila Stucaluc
03/06/2024, 05:01 • Atualizado em 03/06/2024, 05:01
compartilhar
Sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada | Reprodução

Sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada | Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manterá a bandeira tarifária verde para o mês de junho. Com a medida, que contempla os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), não haverá custo adicional nas contas de luz para além do que é gasto em cada residência ou estabelecimento.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O anúncio acontece em decorrência das condições favoráveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, sobretudo devido ao período de chuvas no início do ano. O cenário, segundo a Aneel, confirma as previsões favoráveis de geração de energia, marcando 26 meses consecutivos do acionamento da bandeira verde.

Apesar do alívio na conta de luz, a agência alerta para o uso responsável da energia elétrica. "A orientação é para utilizar a energia de forma consciente e evitar desperdícios que prejudicam o meio ambiente e afetam a sustentabilidade do setor elétrico como um todo. A economia de energia é essencial para a preservação dos recursos naturais."

Lançado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, especialmente quando as condições não são favoráveis, como nos períodos de seca. As bandeiras de cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

No caso da bandeira verde, as condições de geração são favoráveis e não têm custo adicional. Na bandeira amarela, as condições são menos favoráveis e é cobrada uma taxa extra de R$ 18,85 a cada MWh (megawatt-hora) utilizado. Já na bandeira vermelha 1, é cobrada uma taxa de R$ 44,63/MWh, e na 2, R$ 78,77/MWh.

Em 2021, também foi criada a bandeira de escassez hídrica para cobrir custos de geração, transmissão e distribuição de energia durante o período de seca, quando é preciso acionar as termelétricas, que custam mais caro. Essa bandeira vigorou até o começo de abril do mesmo ano, cobrando taxa de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Israel e Líbano fazem acordo preliminar para fim do conflito

Israel e Líbano fazem acordo preliminar para fim do conflito

Imagem da notícia: Alckmin culpa "maus brasileiros" por tarifaço dos EUA

Alckmin culpa "maus brasileiros" por tarifaço dos EUA

Imagem da notícia: Quem era brasileira morta em terremoto na Venezuela

Quem era brasileira morta em terremoto na Venezuela

Imagem da notícia: Ministro diz que Brasil não recuará na defesa do Pix

Ministro diz que Brasil não recuará na defesa do Pix

Imagem da notícia: Israel e Líbano fazem acordo preliminar para fim do conflito

Israel e Líbano fazem acordo preliminar para fim do conflito

Imagem da notícia: Alckmin culpa "maus brasileiros" por tarifaço dos EUA

Alckmin culpa "maus brasileiros" por tarifaço dos EUA

Imagem da notícia: Quem era brasileira morta em terremoto na Venezuela

Quem era brasileira morta em terremoto na Venezuela

Imagem da notícia: Ministro diz que Brasil não recuará na defesa do Pix

Ministro diz que Brasil não recuará na defesa do Pix

Últimas notícias

Lula critica ausência de governador bolsonarista em evento

Presidente elevou o tom contra Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, por nova recusa a participar de evento com o governo federal

Valdemar encurta viagem para tratar de crise Flávio-Michelle

Presidente do PL tenta mediar racha interno após troca de críticas entre ex-primeira-dama e pré- candidato à Presidência

Venezuela: mortos chegam a 920; 50 mil estão desaparecidos

Novo balanço foi divulgado por presidente da Assembleia Nacional após duplo terremoto que devastou diferentes áreas do país

Avião da FAB chega à Venezuela na noite desta sexta-feira

Aeronave decolou de Guarulhos às 13h18 com equipes de SP, MG e PR; nova missão com hospital de campanha está prevista para sair neste sábado

Brasil tem déficit externo de US$ 3,2 bi em maio

Balança comercial melhora, mas gastos com serviços e viagens pressionam o rombo

Noruega x França na Copa do Mundo: siga em tempo real

Haaland e Mbappé protagonizam o principal confronto desta sexta-feira, pela última rodada do Grupo I da Copa do Mundo de 2026