Anatel apreende 4,2 mil produtos irregulares em grandes centros de distribuição
Entre os itens estavam carregadores de bateria, câmeras, TV box e smartwatches

SBT News
Uma operação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com a Polícia Federal (PF) apreendeu cerca de 4,2 mil produtos irregulares entre domingo (30) e segunda-feira (1º), após as promoções de Black Friday (28). Entre os itens não homologados estavam carregadores de baterias de tomada ou portáteis, câmeras sem fio, equipamentos de rede, transceptores, TV Box e smartwatches.
A vistoria ocorreu em centros de distribuição de grandes marketplaces – plataforma virtual que reúne diversos vendedores. Dos 4.226 produtos apreendidos, 2.569 estavam no Mercado Livre, 1.325 na Shopee e 332 na Amazon. Foram inspecionados cerca de 25 mil itens, sendo que 20,6 mil eram homologados.
Segundo a Anatel, o objetivo da operação Produto Legal é assegurar que os produtos atendam a padrões de qualidade e segurança, além de "coibir práticas de contrabando e descaminho". No ano passado, em inspeção semelhante, cerca de 22 mil produtos irregulares foram identificados.
A agência reguladora recomenda aos consumidores verificarem o código de homologação dos produtos. Caso o item seja irregular, é possível abrir uma denúncia nos canais de atendimento.








